Publicado por Redação em Previdência Corporate - 29/08/2016 às 11:55:16

Reforma da Previdência precisa integrar União, estados e municípios

A par da grave e indesejável situação de todo precária do estado brasileiro, além dos ajustes das contas públicas, é voz comum a reforma da Previdência.

Bem antes, precisamos discutir quais os motivos pelos quais os grandes devedores não pagam o que se comprometem a fazer ou mediante parcelamento, retirada das gorduras e de fraudes existentes, cumulação de benefícios e o mais grave, clubes de futebol, os maiores devedores, mesmo assim, são patrocinados pela Caixa Econômica Federal.

Os órgãos de fiscalização deveriam coibir tal prática e simplesmente acompanhar se os maiores devedores vão ousar fraudar ou somente parcelar coisa para inglês ver, jamais terão fôlego e suficiente capacidade de recolhimento.

Mas não são só as notícias truncadas e de verdadeiro terrorismo, já afirmam que o governo não terá recursos financeiros para continuar pagando e somente quando se completar 70 anos de idade suavizará a possibilidade de se ter como efetuar o pagamento.

No Brasil, os salários já são achatados, e a população sofre quando se aposenta, ganha o insuficiente para fazer frente ao plano de saúde e despesas de condomínio e tantas outras, talvez, aí esteja o maior problema: os aposentados, ao contrário de nações desenvolvidas, continuam a trabalhar até a morte, o que é desolador para a proteção e tutela da terceira idade.

E a nossa Previdência é mesmo imprevidente, os benefícios são pagos de forma atrasada, há muita greve e as perícias se desenvolvem com enorme atraso, o rigorismo a ser mantido evitaria muitos gargalos.

A vinculação da receita é fundamental para que o governo não mande o que se recolhe para secretarias e ministérios, mais importante, também é criarmos um modelo de previdência complementar sério e transparente.

A reforma previdenciária já é falada há décadas e sempre a pedra de toque para retirar o país do caos e do endividamento público, porém a Europa deu conotação especial ao assunto e conseguiu arrefecer os ânimos, propondo mais contribuição e maior idade, mas, no país da jabuticaba, tudo é diferente, eis que temos assimetrias as quais geram distorções e levam desde a aposentação rural àquela urbana aos graves contrastes.

No sentido da dignidade humana, ninguém em sã consciência viveria de aposentadoria ou de pensão. O pior é que a defasagem ao longo dos anos é interminável, quem começa ganhando na faixa de cinco salários mínimos, logo perceberá que o valor recuou e necessita ingressar na justiça.

O teto da aposentadoria, também seria imprescindível que estivesse limitado a 15 salários mínimos, no máximo, e dois salários, no mínimo, para que a população que recolheu e colaborou não fosse lesada no instante em que o beneficio fosse pago.

É fundamental proteger o direito adquirido, mais uma forte anomalia entre previdência privada e aquela dos servidores haverá de ser corrigida, já que os que pagam ao longo de 30 ou mais anos também não podem ficar de mãos vazias.

Uma alternativa veio a ser adotada com a aprovação da idade de 75 anos para os servidores públicos, o que, em parte, alivia a carga dos estados no que concerne ao desembolso. Mas a reforma precisa integrar União, estados e municípios, sob pena de uma quebradeira geral, já que, a cada ano que se passa, o aumento da folha de pagamento é uma situação de pouca solução e quase 90% da arrecadação é destinada a pagar os ativos e inativos.

A questão é de molde a gerar um plebiscito, as mulheres poderiam se aposentar com idade mínima de 60 anos, e os homens, com 65 anos, o que daria um grande fôlego e, para isso, seria fundamental, tal qual nos países desenvolvidos, que chegassem com saúde, mas não é o que acontece.

A população trabalhadora brasileira, frente aos diversos fatores, moradia, saneamento e transporte, quando atinge uma faixa etária, já não tem mais condições boas de locomoção e atravessa sérias dificuldades para terminar sua jornada trabalhando, o aumento de vida útil também gera problemas ao caixa da Previdência, mas não se enganem aqueles que pensam que ela é deficitária, ao contrário, o orçamento é polpudo, mas a movimentação e transferência de recursos financeiros provocam circunstâncias que esvaziam a fonte de receita e tornam o sistema tripartite quase falido.

Passados os dias do certame do impedimento político, o governo terá que levar adiante essa relevante matéria, mas a sociedade civil e centrais sindicais acompanharão de perto os próximos passos, eis que a pior de todas as coisas que o Estado pode oferecer à terceira idade é uma velhice infeliz, com baixos rendimentos e uma inflação sem controle, o que causa preocupação, fonte de doenças e instabilidades para que o final de vida não seja recrudescido por meio de políticas públicas governamentais absolutamente desconexas com a realidade brasileira.

Fonte: Conjur


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Governo cria fundo complementar de previdência para servidores do ES

A partir de dezembro, funcionários vão fazer contribuições extras. Para 2013, governo calcula R$ 1 milhão para gastos com aposentados.

Previdência Corporate, por Redação

IR de Ações é calculado com base no ganho líquido

Como calcular e pagar o Imposto de Renda (IR) nos ganhos com ações é uma das dúvidas mais comuns entre os pequenos investidores. Há cobrança de IR sempre que o volume de ações vendido no mês ultrapassa R$ 20 mil - e o pagamento do imposto deve ser mensal.

Previdência Corporate, por Redação

Direitos da portabilidade em VGBLs E PGBLs

Eles ainda são poucos, mas já são mais numerosos. No ano passado, o número de investidores que fizeram a portabilidade de seus planos de previdência privada aumentou mais de 22%. 

Previdência Corporate, por Redação

INSS dará mais atrasados a quem pediu revisão dos auxílios no posto

Os segurados que pediram a revisão dos auxílios no posto do INSS antes de a Justiça determinar a correção automática dos benefícios ganharão atrasados maiores.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: governo quer incluir 7,2 milhões de mulheres até 2015

O governo federal pretende incluir na Previdência Social 7,2 milhões de mulheres até 2015. A meta é ampliar a cobertura previdenciária deste público para 75%.

Deixe seu Comentário:

=