Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/02/2012 às 17:52:45

Projeto muda regra para pagamento de seguro de vida

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida. A matéria altera o Código de Defesa do Consumidor - CDC (Lei 8.078/90), que já prevê uma série de situações em que as cláusulas contratuais são nulas. Pela proposta, também é nula a cláusula que prevê o cancelamento do contrato em razão de não pagamento, sem que haja cobrança de juros pelo atraso e notificação do segurado.

O autor argumenta que sua intenção é trazer para o texto da lei um entendimento que já vem sendo adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Ao incluir a hipótese ora discutida no rol de cláusulas abusivas previstas no art. 51 do CDC, estaremos pacificando a questão em nível legal, evitando novas demandas junto ao Poder Judiciário”, afirma o parlamentar, ao citar caso de viúva que recebeu seguro de vida, mesmo sem o pagamento de parcelas vencidas. O pagamento foi negado pela seguradora, mas o STJ determinou que fosse beneficiado o segurado.

Tramitação
O projeto ainda será distribuído às comissões técnicas da Casa.

Fonte:www2.camara.gov.br|07.02.12


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada: vendas pelo celular

O tema "Microsseguro" norteou o primeiro painel, intitulado Novos segmentos para Expansão do Mercado de Seguros. Segundo o especialista Michael McCord, presidente do Microinsurance Centre, microsseguro deve ser "suave" para atrair o interesse das pessoas de baixa renda.

Vida em Grupo, por Redação

O microsseguro regulamentado

Objetivo desse produto é colocar à disposição das classes E e F ferramentas de proteção social desenvolvidas se valendo de operações mais sofisticadas e já testadas

Vida em Grupo, por Redação

BC quer estimular acesso da população ao microcrédito e à previdência complementar

"As pessoas que querem ingressar no sistema financeiro têm todas as condições. O que a gente precisa é ampliar um pouco esse debate para outros temas que também dizem respeito à inclusão.

Vida em Grupo, por Redação

Acidentes Pessoais é porta de entrada para o consumo de seguros

Difusão do seguro também é impulsionada por estar acoplado a outras proteções, como a assistência viagem

Vida em Grupo, por Redação

Brasil avança rumo ao microsseguro

"Estamos construindo uma proposta em conjunto com a CNseg que será apresentada ao CNSP. Esperamos aprovar, até o primeiro semestre de 2012, um marco regulatório para o microsseguro no Brasil".

Deixe seu Comentário:

=