Publicado por Redação em Vida em Grupo - 15/03/2012 às 12:45:21

Proposta que regula microsseguro mais uma vez fica parada na Câmara

O projeto de lei que regulamenta o microsseguro, do deputado Adilson Soares (PR-RJ), sofreu mais um revés nesta semana na Câmara.

O projeto, que já tem quatro anos de tramitação, foi devolvido ao relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que já havia apresentado parecer favorável à aprovação, no final do ano passado.

Conforme publicado pelo CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguro), no início do ano passado, após ser aprovada na Comissão de Finanças e Tributação, a proposta foi arquivada, por uma prática regimental, e logo voltou a tramitar.

Tramitação
O fato de o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) ter se adiantado e aprovado algumas normas referentes ao microsseguro, esvaziou o projeto. O processo ficará ainda mais claro a partir do próximo mês, quando a Susep (Superintendência de Seguros Privados) deverá editar as normas complementares.

O substitutivo do projeto continuará tramitando apoiado no parecer do relator da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Aelton Freitas (PR-MG), aprovado por unanimidade, que estabelece critérios para a autorização de seguradoras e corretores de seguros especializados.

Após isso, restará apenas estabelecer regras para tributação no microsseguro. É provável que alíquota máxima do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de microsseguro seja de 1%.

Dedução do IR
Estima-se que as empresas que custearem integralmente o prêmio de microsseguro oferecido indistintamente para todos os seus empregados seja autorizadas a deduzir a respectiva despesa do IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica), retido na fonte ou apurado em sua declaração de ajuste anual.

Outro ponto que pode ser aprovado estabelece que o corretor ou corretora de seguros habilitado a intermediar seguros, previdência complementar aberta e/ou capitalização fica automaticamente autorizado angariar e promover contratos de microsseguro.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Os cuidados antes de resgatar a Previdência

Há pouco mais de um ano fiz um plano de previdência num banco, e agora quero fazer o resgate. Porém, como estou devendo no banco, não gostaria de fazer o resgate pela conta. Mas a gerente do banco disse que não tem outro jeito. Gostaria de saber se realmente só posso resgatar o dinheiro dessa forma.

Vida em Grupo, por Redação

Brasileiro é fiel à seguradora e se importa com marca

A pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com cerca de 24 mil consumidores, mostra que o aumento da exigência e o acesso às tecnologias significam que a indústria de seguros está encarando um cliente mais informado e, portanto, mais seletivo.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradora cresce 21% puxada por previdência privada

Estimativa da Bradesco Seguros é um crescimento mais comedido para este ano, entre 13% e 16% em 2012

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco Auto/RE planeja novidades para o segundo semestre

Depois de um excelente primeiro semestre, com aumento da participação na área de massificados, a Bradesco Auto/RE planeja novidades para o segundo semestre. De acordo com o diretor Marco Antonio Gonçalves, a companhia deve anunciar em breve melhorias no portfólio.

Deixe seu Comentário:

=