Publicado por Redação em Vida em Grupo - 15/03/2012 às 12:45:21

Proposta que regula microsseguro mais uma vez fica parada na Câmara

O projeto de lei que regulamenta o microsseguro, do deputado Adilson Soares (PR-RJ), sofreu mais um revés nesta semana na Câmara.

O projeto, que já tem quatro anos de tramitação, foi devolvido ao relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que já havia apresentado parecer favorável à aprovação, no final do ano passado.

Conforme publicado pelo CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguro), no início do ano passado, após ser aprovada na Comissão de Finanças e Tributação, a proposta foi arquivada, por uma prática regimental, e logo voltou a tramitar.

Tramitação
O fato de o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) ter se adiantado e aprovado algumas normas referentes ao microsseguro, esvaziou o projeto. O processo ficará ainda mais claro a partir do próximo mês, quando a Susep (Superintendência de Seguros Privados) deverá editar as normas complementares.

O substitutivo do projeto continuará tramitando apoiado no parecer do relator da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Aelton Freitas (PR-MG), aprovado por unanimidade, que estabelece critérios para a autorização de seguradoras e corretores de seguros especializados.

Após isso, restará apenas estabelecer regras para tributação no microsseguro. É provável que alíquota máxima do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de microsseguro seja de 1%.

Dedução do IR
Estima-se que as empresas que custearem integralmente o prêmio de microsseguro oferecido indistintamente para todos os seus empregados seja autorizadas a deduzir a respectiva despesa do IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica), retido na fonte ou apurado em sua declaração de ajuste anual.

Outro ponto que pode ser aprovado estabelece que o corretor ou corretora de seguros habilitado a intermediar seguros, previdência complementar aberta e/ou capitalização fica automaticamente autorizado angariar e promover contratos de microsseguro.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep habilita sistema para registro de Corretores de Microsseguro

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) habilitou o sistema de registro de corretores de seguros para receber inscrição dos Corretores de Microsseguros.

Vida em Grupo, por Redação

Vida e previdência são porta de entrada para novos consumidores em seguros

Seja através dos microsseguros ou de planos de previdência para menores de idade, estas duas carteiras podem significar uma forma de entrada para novos consumidores no mercado.

Vida em Grupo, por Redação

Ramo de pessoas cresce, mas produtos de proteção ainda têm fraco desempenho

De acordo com o mais recente levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), os seguros de pessoas movimentaram R$ 1,8 bilhão em prêmios de seguros no mês de maio, montante 18,86% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros representam 3,4% do PIB brasileiro

Os seguros representam 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, segundo revela a décima edição do relatório "O Mercado Segurador Latino-Americano", divulgado pela Mapfre na última segunda-feira (20).

Vida em Grupo, por Redação

Demanda crescente faz surgir alternativas para a expansão do seguro de pessoas

Um dos ramos mais beneficiados pela estabilidade econômica é o de pessoas, que engloba os seguros de vida (em grupo e individual), prestamista, viagem e educacional.

Deixe seu Comentário:

=