Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/06/2011 às 09:59:28

Projeto garante indenização para veículos vendidos sem conhecimento da seguradora

SÃO PAULO - Se um veículo segurado for vendido e a seguradora não for comunicada sobre isso, ainda assim a empresa deverá indenizar, conforme determina o Projeto de Lei 1012/11 do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS).

De acordo com o relator da proposta na Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Weliton Prado (PT-MG), o Código Civil brasileiro admite a transferência de contrato nominativo de seguro, exigindo, contudo, que a companhia seguradora seja avisada por escrito.

"No entanto, são frequentes os casos em que a transferência da titularidade de veículos ocorre sem que a seguradora seja previamente comunicada pelo segurado. É o que se observa, por exemplo, em negócios de compra e venda, quando o comprador adquire um veículo  já segurado e a transação é concretizada sem aviso prévio à seguradora responsável", disse Prado, conforme publicado pelo CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros).

Má-fé
Por outro lado, ainda segundo a proposta, a seguradora só não deve indenizar caso seja comprovado que o comprador do veículo ou o segurado agiu de má-fé ou em caso de efetivo agravamento do risco.

"O objetivo principal é assegurar que, mantidas as situações de risco, os eventuais prejuízos sejam efetivamente cobertos pela seguradora", afirmou Resende.

Fonte: web.infomoney.com.br | 20.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Demanda das empresas por crédito cresce 3,9% em abril

Depois de ter crescido 7,7% em março/13, a quantidade de empresas que procurou crédito avançou ainda mais em abril/13 crescendo 3,9% na comparação mensal, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Notícias Gerais, por Redação

Governo: situação externa não é boa, mas balança comercial será positiva

O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, se mostrou confiante nesta terça-feira com o resultado da balança comercial para este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto

Deixe seu Comentário:

=