Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/07/2011 às 11:25:34

INPC marca desaceleração da inflação ao apontar variação de 0,22% em junho

SÃO PAULO - Apontando queda da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) marcou taxa de 0,22% em junho, variação 0,35 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No mesmo período do ano passado, o índice havia registrado deflação de 0,11%.
 
Desta forma, o acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 3,70%, taxa 0,32 ponto percentual acima da acumulada no período correspondente do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta taxa de 6,80%, também acima dos 6,44% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores.
 
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que por sua vez mostrou inflação de 0,15% no mês passado.
 
Curitiba tem maior alta
O maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Goiânia, com taxa de 0,60%, enquanto o menor foi apurado em Brasília, onde o índice marcou taxa de deflação de 0,08%.
 
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
 
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 07.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa sobe mais de 5% após declaração do presidente do BCE

O Ibovespa estende os ganhos do início da sessão e dispara nesta sexta-feira (27), após declarações do presidente do presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, sobre novas medidas de estímulo à economia europeia.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar tem forte queda e cede para R$ 1,83; Bovespa sobe 0,59%

Utilizado para as operações financeiras e de comércio exterior, o dólar comercial foi trocado por R$ 1,832 nas últimas operações desta quarta-feira, o que representa uma forte queda de 1,87% em cima do fechamento de ontem.

Deixe seu Comentário:

=