Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/07/2011 às 11:25:34
INPC marca desaceleração da inflação ao apontar variação de 0,22% em junho
SÃO PAULO - Apontando queda da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) marcou taxa de 0,22% em junho, variação 0,35 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No mesmo período do ano passado, o índice havia registrado deflação de 0,11%.
Desta forma, o acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 3,70%, taxa 0,32 ponto percentual acima da acumulada no período correspondente do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta taxa de 6,80%, também acima dos 6,44% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores.
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que por sua vez mostrou inflação de 0,15% no mês passado.
Curitiba tem maior alta
O maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Goiânia, com taxa de 0,60%, enquanto o menor foi apurado em Brasília, onde o índice marcou taxa de deflação de 0,08%.
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.
Fonte: web.infomoney.com.br | 07.07.11
Posts relacionados
Intenção do paulistano de buscar financiamento tem queda de 9,8%
A intenção do paulistano para buscar financiamento teve queda de 9,8% em abril, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Empresas pagam 1ª parcela do 13º; confira os melhores investimentos
Até o dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário e quem está com as contas em dia e pretende investir esse dinheiro para uso em curto prazo deve optar por aplicações mais conservadoras, de acordo com especialistas.
Inflação pelo IPC-S avança para 0,40% na 1ª semana de agosto, diz FGV
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou para 0,40% na primeira quadrissemana de agosto, de 0,22% registrado na última semana de julho.
Ibovespa Futuro sobe em dia morno, à espera de reunião dos países do G-8
Sem indicadores econômicos de peso que guiem os negócios, os contratos com vencimento em junho do Ibovespa Futuro sobem nesta sexta-feira (18), aos 0,54%, negociados aos 54.695 pontos, enquanto o mercado aguarda o início da reunião do G-8.
Otimismo do brasileiro aumenta em março, aponta Ipea
O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu de 67,2 pontos, em fevereiro, para 67,7, em março.
Bolsas da Ásia recuam em meio à piora da crise de dívida
Os mercados de ações asiáticos recuaram nesta segunda-feira, após um encontro entre formuladores de política monetária na Europa não ter produzido novas ideias para resolver a crise de dívida do continente.