Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/07/2011 às 11:25:34

INPC marca desaceleração da inflação ao apontar variação de 0,22% em junho

SÃO PAULO - Apontando queda da inflação, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) marcou taxa de 0,22% em junho, variação 0,35 ponto percentual menor do que a apurada no mês anterior. No mesmo período do ano passado, o índice havia registrado deflação de 0,11%.
 
Desta forma, o acumulado no primeiro semestre deste ano foi de 3,70%, taxa 0,32 ponto percentual acima da acumulada no período correspondente do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta taxa de 6,80%, também acima dos 6,44% vistos nos 12 meses imediatamente anteriores.
 
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), junto do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que por sua vez mostrou inflação de 0,15% no mês passado.
 
Curitiba tem maior alta
O maior avanço nos índices regionais no mês passado foi registrado em Goiânia, com taxa de 0,60%, enquanto o menor foi apurado em Brasília, onde o índice marcou taxa de deflação de 0,08%.
 
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
 
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 07.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve crescer 1,9% em 2012, projeta Maílson da Nóbrega

A desaceleração econômica do país, perceptível logo na divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, é uma tendência que deve acompanhar o Brasil nos próximos anos,

Notícias Gerais, por Redação

Dólar atinge R$ 1,90 no fechamento; Bovespa cede 5,48%

O dólar comercial, utilizado para o comércio exterior, foi negociado por R$ 1,905 após as 16h (hora de Brasília), em forte alta de 2,14%, quando os negócios com a moeda começam a rarear.

Deixe seu Comentário:

=