Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/08/2011 às 12:54:02
Projeto de lei quer ampliar conceito de entidade de previdência complementar
SÃO PAULO – As entidades de previdência complementar poderão ser enquadradas na modalidade de pessoa jurídica de direito privado, conforme prevê Projeto de Lei 737/11.
De acordo com a Agência Câmara, a proposta é do deputado Luiz Otavio (PMDB-PA) e, em caso de aprovação, irá alterar o Código Civil (Lei 10.406/02).
Justificativa
O deputado avalia que a Lei Complementar 109/01, que regulamenta o regime de previdência complementar, permite a existência de entidades abertas sem fins lucrativos de previdência complementar, organizadas sob a forma de sociedade civil (art. 77). No entanto, é importante a inclusão dessa modalidade no Código Civil.
Essa inclusão vai permitir que tais entidades sejam registradas em cartório, condição indispensável para atribuir existência legal à sociedade, já que, segundo o código, as pessoas jurídicas de direito privado só existem legalmente se tiverem a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro.
Luiz Otávio explica que, como o Código Civil de 1916 previa a existência das sociedades civis sem fins lucrativos, mas essa modalidade não está prevista no novo código, o projeto vem no sentido de suprir essa lacuna.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: web.infomoney.com.br | 11.08.11
Posts relacionados
Demanda por crédito sobe após 9 meses em queda, diz Serasa
A busca de consumidores por crédito em julho deste ano foi 8% maior que a registrada no mesmo período de 2011. É a primeira alta em nove meses na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Saldo de dólares no Brasil fica positivo pela 1ª vez desde setembro
O Brasil registrou em janeiro o maior superávit cambial em quatro meses, mostraram dados do Banco Central (BC) nesta quarta-feira, que apontaram também continuidade nos ingressos de recursos no início de fevereiro.
Lucro do BNDES cresce 29,5% em 9 meses, para R$ 7,9 bi
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido de R$ 7,9 bilhões entre janeiro e setembro de 2011, segundo informações divulgadas pela entidade nesta quarta-feira.