Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/12/2015 às 11:06:13

Google anuncia avanços em tecnologia que pode “mudar a forma como fazemos tudo”

Para atingir sua velocidade máxima, o D-Wave 2X precisa estar a uma temperatura menor que a do espaço sideral (Foto: Divulgação)

Eficiência de computador quântico comprado em 2013 vinha sendo contestada por físicos, mas testes realizados pelo próprio Google garantem que a tecnologia é milhões de vezes mais rápida do que estamos acostumados

O primeiro computador comercial quântico do mundo foi vendido em 2013 pela canadense D-Wave para o Google. O computador foi instalado em um escritório da NASA mas, o que era pra ser a conjunção máxima da vanguarda tecnológica (Google + NASA + Computador Quântico = algo verdadeiramente insondável) acabou sendo recebido com frieza, já que muita gente da comunidade científica colocou em cheque o verdadeiro poder da tecnologia por trás da máquina. Agora o Google acaba de anunciar que realizou testes que comprovam que esse computador pode sim atingir as expectativas grandiosas que envolvem a computação quântica.

Pra se ter uma noção, Rupak Biswas, um diretor da NASA, declarou que estamos diante de “uma tecnologia realmente disruptiva que pode mudar a forma como fazemos tudo”. A ideia é que as propriedades da mecânica quântica possam agilizar nossa caminhada rumo à inteligência artificial, já que esses computadores poderiam fazer cálculos com muito mais rapidez.

O problema é que tal computador funciona com um chip que não conta com a confiança da comunidade científica: vários físicos quânticos se dizem céticos quanto ao verdadeiro poder da tecnologia apresentada pela D-Wave. Uma equipe de físicos do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça chegou a publicar um estudo afirmando categoricamente que a tecnologia da D-Wave não superava os chips usados em computadores não quânticos.

Na terça-feira (8), o chefe do laboratório quântico do Google em Los Angeles Hartmut Neven anunciou que não pairam mais dúvidas sobre a eficiência do brinquedinho comprado em 2013: em um desafio contra um computador convencional (com apenas um processador) o D-Wave 2X foi 100 milhões de vezes mais rápido que seu oponente.

A diferença fundamental entre a computação quântica e a convencional é que estamos acostumados com computadores baseados em um sistema binário, em que cada bit é zero ou um. Nos chips quânticos, os bits podem ser zero e um ao mesmo tempo. Ainda de acordo com Hartmut, “o que uma máquina D-Wave faz em um segundo levaria 10 mil anos para um computador convencional com um único núcleo”. Apesar dos avanços alegados, não há sequer previsão para a comercialização desse tipo de computador para o cidadão comum.

Fonte: Revista Galileu


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma veta projeto que acabava com multa adicional de 10% do FGTS

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente projeto aprovado no Congresso que acabava com a multa adicional de 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) paga pelos empregadores em caso de demissão sem justa causa.

Notícias Gerais, por Redação

Susep, INSS e BC lideram pedidos da Lei de Acesso

Desde que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, no dia 16 de maio, foram registrados, até as 19h de ontem, 19.818 pedidos de dados aos órgãos do governo federal, de acordo com números da Controladoria-Geral da União (CGU)

Notícias Gerais, por Redação

12 milhões já tomaram vacina da gripe, mas grávidas aderem menos

Pelo menos 12,2 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a gripe em todo o país, número que corresponde a 41% de toda a cobertura vacinal, segundo balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve ser o quarto maior mercado de e-commerce em quatro anos

O Brasil é o sétimo país com maior potencial de vendas pela internet. Em 2015, no entanto, o País deve subir para a quarta posição, segundo projeção feita pelo estudo T-Index 2015, realizado pela Translated.

Deixe seu Comentário:

=