Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/12/2015 às 11:06:13

Google anuncia avanços em tecnologia que pode “mudar a forma como fazemos tudo”

Para atingir sua velocidade máxima, o D-Wave 2X precisa estar a uma temperatura menor que a do espaço sideral (Foto: Divulgação)

Eficiência de computador quântico comprado em 2013 vinha sendo contestada por físicos, mas testes realizados pelo próprio Google garantem que a tecnologia é milhões de vezes mais rápida do que estamos acostumados

O primeiro computador comercial quântico do mundo foi vendido em 2013 pela canadense D-Wave para o Google. O computador foi instalado em um escritório da NASA mas, o que era pra ser a conjunção máxima da vanguarda tecnológica (Google + NASA + Computador Quântico = algo verdadeiramente insondável) acabou sendo recebido com frieza, já que muita gente da comunidade científica colocou em cheque o verdadeiro poder da tecnologia por trás da máquina. Agora o Google acaba de anunciar que realizou testes que comprovam que esse computador pode sim atingir as expectativas grandiosas que envolvem a computação quântica.

Pra se ter uma noção, Rupak Biswas, um diretor da NASA, declarou que estamos diante de “uma tecnologia realmente disruptiva que pode mudar a forma como fazemos tudo”. A ideia é que as propriedades da mecânica quântica possam agilizar nossa caminhada rumo à inteligência artificial, já que esses computadores poderiam fazer cálculos com muito mais rapidez.

O problema é que tal computador funciona com um chip que não conta com a confiança da comunidade científica: vários físicos quânticos se dizem céticos quanto ao verdadeiro poder da tecnologia apresentada pela D-Wave. Uma equipe de físicos do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça chegou a publicar um estudo afirmando categoricamente que a tecnologia da D-Wave não superava os chips usados em computadores não quânticos.

Na terça-feira (8), o chefe do laboratório quântico do Google em Los Angeles Hartmut Neven anunciou que não pairam mais dúvidas sobre a eficiência do brinquedinho comprado em 2013: em um desafio contra um computador convencional (com apenas um processador) o D-Wave 2X foi 100 milhões de vezes mais rápido que seu oponente.

A diferença fundamental entre a computação quântica e a convencional é que estamos acostumados com computadores baseados em um sistema binário, em que cada bit é zero ou um. Nos chips quânticos, os bits podem ser zero e um ao mesmo tempo. Ainda de acordo com Hartmut, “o que uma máquina D-Wave faz em um segundo levaria 10 mil anos para um computador convencional com um único núcleo”. Apesar dos avanços alegados, não há sequer previsão para a comercialização desse tipo de computador para o cidadão comum.

Fonte: Revista Galileu


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado mantém previsão de PIB abaixo de 2% e eleva inflação em 2012

O mercado interrompeu uma série de 10 semanas seguidas de reduções e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano em 1,90%, porém elevou a perspectiva de inflação para 4,92% ante 4,87%

Notícias Gerais, por Redação

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor recua 3,4% em setembro, aponta FGV

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 3,4% em setembro ante agosto, para 114,7 pontos, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Pré-sal faz empresas mudarem de foco

Diante da perda de competitividade das exportações de muitos setores da indústria, as oportunidades de negócio do mercado doméstico geradas pelos investimentos no pré-sal têm sido uma alternativa de expansão de empresas dos mais variados ramos.

Deixe seu Comentário:

=