Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/12/2011 às 15:51:13
Projeto de lei pretende obrigar empresas a dar seguro de vida
Um projeto de lei obriga todas as pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda a contratar seguro de vida para seus empregados.
Segundo a proposta, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), o seguro contratado deverá garantir um capital segurado que não seja inferior a 50 salários mínimos vigentes.
De acordo com o Centro de Qualificação do Corretor de Seguros (CQCS), as empresas terão a liberdade de escolher os corretores e as seguradoras que contratarão. Porém, a concessão do seguro de vida ao empregado deverá ser feita obrigatoriamente mediante intermediação de corretor devidamente habilitado. Na proposta, as empresas também terão de figurar nas apólices, como estipulantes; e terão o prazo máximo de um ano para se adequar a essa lei, caso seja aprovada.
Na medida está também previsto que as despesas com a contratação do seguro de vida poderão ser abatidas do imposto de renda anual. Por outro lado, a proposta deixa claro que a empresa não poderá computar os gastos com seguro como salário na hipótese de cálculos de verbas trabalhistas.
Automóveis
O preço do seguro automotivo é constituído por diversas variáveis, e entre estas uma das principais é o furto e roubo de veículos na região de residência do proprietário. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), de janeiro a outubro de 2011 foram roubados ou furtados 331.776 veículos no Brasil, enquanto em 2010 o total foi de 377,5 mil, o que indica que o total em 2011 pode atingir a marca de 400 mil unidades furtadas.
Além disso, a entidade explica que houve o aumento do custo da mão de obra de reparação de veículos, bem como do preço das peças de reposição, o que tem influenciado o custo do seguro.
A Federação aconselha que o consumidor pesquise bastante antes de contratar.
Fonte:www.segs.com.br|26.12.11
Posts relacionados
O melhor plano de previdência...
O melhor plano de previdência depende muito do perfil do poupador e da forma como declara o IR. Conheça as opções.
Avança projeto que muda regras no seguro de vida
Avança no Congresso Nacional o projeto de lei, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que altera o Código Civil e obriga o segurado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito á garantia,
Vida e Previdência em destaque
Presidente da Bradesco Vida e Previdência prevê crescimento entre 25% e 30% no segmento e uma grande oportunidade para o mercado criar a cultura de longo prazo
Mercado de seguros cresceu 22,7% até outubro
O mercado de seguros, sem contar o ramo saúde, ultrapassou o marca de R$ 100 bilhões de faturamento no final de outubro
Circulares definem pontos decisivos para o microsseguro
Atualmente mais de 100 bilhões de pessoas recebem menos de três salários mínimos no Brasil. Essa parcela da população não é coberta por seguros e é o público-alvo do microsseguro.
Cofins para corretora de seguros é de 3% e não de 4% como deseja a Receita
Diferente do que diz a Receita, as corretoras de seguros não devem pagar 4% mas somente 3%. Maior que qualquer "interpretação" da Receita (que curiosamente sempre "interpreta" tudo a seu favor) é a decisão da Justiça.


