Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/06/2012 às 10:46:28

Procon dá dicas para evitar prejuízos ao consumidor idoso

Atualmente, há empresas que se aproveitam da falta de conhecimento do consumidor idoso parta induzi-lo a assinar contratos de financiamento e outros documentos que podem comprometer o orçamento mensal do idoso.

Para evitar que o idoso tenha prejuízos o Proconn-SP dá dicas para não cair nos abusos praticados na concessão de crédito consignado para este público.

A instituição aconselha que o consumidor, caso pretenda contratar um empréstimos consignado, fique atento as ofertas que se mostram muito vantajosas.

Antes de assinar o contrato leia com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento.

Mais dicas
Ao fazer um empréstimo procure fazer uma avaliação cuidadosa de quanto isso vai comprometer seu orçamento, lembrando que a mensalidade não pode ultrapassar 30% do montante do benefício, no empréstimo e 10% no crédito consignado.

Outra dica importante é não assinar procuração para pessoas desconhecidas.

Direitos
A pessoa idosa precisa ter conhecimentos dos seus direitos. O estatuto do idoso, em vigor desde 2004, garante aos idosos descontos de, pelo menos, 50% nos ingressos de eventos culturais e de lazer.

O idoso também tem direito a atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços á população.

Gratuidade em passagens interestaduais para os que possuem renda até dois salários mínimos.

Fonte: Infomoney


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera com leve alta nesta terça-feira

O dólar comercial opera com valorização em relação ao real nesta terça-feira (12), em linha com o movimento da moeda no exterior, e após uma interveção do Banco Central na véspera ter segurado a moeda acima do nível de R$ 1,95, visto por muitos como o limite inferior de uma banda informal.

Notícias Gerais, por Redação

Qual é o seu sonho de consumo? Seja qual for a resposta, planejar é essencial

Quem nunca se viu pensando, na hora de realizar algum sonho, conforme o refrão popular: "Não sei se eu caso ou se compro uma bicicleta"? Seja lá qual for o seu objetivo, a compra de um carro, de uma casa, a

Notícias Gerais, por Redação

Comissão de Ética da Presidência decide investigar Pimentel

Em sua primeira reunião de 2012, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu procedimento para investigar consultorias realizadas pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) entre os anos de 2009 e 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Unesp encerra hoje as inscrições para o vestibular 2012

A Unesp encerra nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular 2012

Deixe seu Comentário:

=