Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2011 às 11:26:13

Pressão inflacionária deve se manter na Alemanha, diz Commerzbank

SÃO PAULO – A taxa inflacionária deve permanecer na Alemanha acima dos 2%, que é o teto fixado pelo BCE (Banco Central Europeu) para a estabilidade de preços. O Commerzbank acredita que a desaceleração mensal em agosto não mostra uma tendência de queda.
 
O segundo maior banco do país cita a política monetária de afrouxo como uma das responsáveis pela tendência de alta. O risco pode ser ainda maior, porque é esperado da economia alemã um crescimento maior do que nos outros países da Zona do Euro. Com o aquecimento, os preços podem subir ainda mais.
 
Melhora momentânea
Ulrike Rondorf, que assina o relatório, explica que a retração do indicador em agosto, de 2,4% no mês anterior, para 2,3%, que é prevista pela pesquisa em cinco estados da federação, não demonstra um alívio para a Alemanha. “Ainda é muito cedo para acender a luz verde”, afirma o economista.
 
Segundo o banco, a desaceleração veio, principalmente, por causa da redução nos preços do petróleo. A gasolina e outros derivados apareceram como os heróis da inflação mensal no país. Alimentos relacionados a fatores sazonais também diminuíram a pressão sobre o índice.
 
Porém, mesmo que se exclua os preços mais voláteis, exatamente de energia e alimentação, a taxa aparece alta, em 1,3%. Segundo as projeções do Commerzbank, o “core inflation” deve alcançar os patamares da inflação total até o fim do ano que vem.
 
Possibilidade de queda
O analista, no entanto, cita que a possibilidade de o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) alemão se tornar mais tímidos nos próximos períodos como um meio de se retirar a pressão sobre os preços. Já que a política monetária do BCE não pode contemplar apenas a Alemanha, o enfraquecimento da economia poderia ajudar, mas, na visão de Rondorf, apenas dando “um leve respiro”.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 30.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Por crise, governo deve economizar menos que o previsto em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta quarta-feira que o governo pode fazer um esforço fiscal menor que a meta estabelecida pelo governo. Todo ano, o governo economiza parte da arrecadação para fazer o chamado superávit primário, que é uma economia feita para pagar juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias fecham em alta com acordo da UE

As ações europeias subiram nesta sexta-feira na tentativa de um rali de alívio, recuperando a maior parte das perdas da sessão anterior depois que a maioria dos líderes europeus concordou em trabalhar na direção de uma disciplina orçamentária mais rígida.

Notícias Gerais, por Redação

Correios e funcionários retomam negociações

Os Correios anunciaram nesta quinta-feira, que as negociações com os trabalhadores em greve foram retomadas.

Deixe seu Comentário:

=