Publicado por Redação em Dental - 05/10/2015 às 11:19:39

Praticidade? Senhora arranca dentes para colocar dentadura

Sorriso Senhora

Profissional recomenda a prática em alguns casos, mas reforça que o melhor ainda é se prevenir para manter o sorriso natural

Uma senhora de 80 anos perdeu alguns dentes, mas resolveu arrancar os saudáveis para usar uma dentadura. Mas será que isso é recomendável? Segundo o professor William Frossard, coordenador do Departamento de Prótese Dentária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a melhor prótese e o melhor implante não se comparam com um dente saudável.

No entanto, segundo o especialista, dependendo da situação, se a posição dos dentes saudáveis que restam não favorecer a colocação de uma prótese, atrapalhando a parte funcional e estética, realmente a extração pode ser recomendada. “Isso, no caso de dentadura superior, onde se consegue um apoio total no palato (céu da boca). Entretanto, podemos considerar que a dentadura inferior é um ‘tendão de Aquiles’ para nós dentistas. A língua e o apoio menor da prótese sobre o osso mandibular diminuem a estabilidade e aumenta a dificuldade de adaptação por parte da maioria dos pacientes”, diz.

Implante ou dentadura?

Atualmente, o implante é a melhor opção para quem perdeu os dentes, pois vai ser possível devolver conforto e segurança, além de uma boa mastigação, o que não acontece com a dentadura. “A prótese total (dentadura) pode ser uma opção em casos em que implantes não podem ser instalados, como a falta de osso e impossibilidade de enxerto, ou presença de doenças sistêmicas não controladas que inviabilizariam a cirurgia. O aspecto financeiro também pode influenciar”, afirma Frossard.

Mas antes de optar por implante ou dentadura, o melhor é manter os dentes saudáveis com higienização bucal adequada, com uso de creme dental com flúor e fio dental, alimentação adequada com consumo moderado de alimentos ácidos e que contém açúcar. Por fim visitas periódicas ao profissional. “Tabagismo é um importante fator que leva a doenças periodontais e consequentemente à perda dos dentes. Fator genético também tem influência. A prevenção é o tratamento mais moderno que existe, além de mais barato”.

Ronco e apneia 
O dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco – ruído causado pela vibração do ar durante sua passagem pelas vias aéreas – e a apneia obstrutiva do sono – episódios de interrupção da respiração durante o sono.  Quando o ronco e a apneia são causados pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução, melhorando tanto ronco quanto a apneia.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova: escolha certa ajuda na saúde bucal

Item indispensável para a higiene bucal, a escova escolhida nem sempre é a mais indicada para cada caso.

Dental, por Redação

5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

Mal o corpo se recuperou dos excessos de fim de ano, e o Carnaval já está aí para jogar todo mundo na festa novamente. Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado.  

Dental, por Redação

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar.

Dental, por Redação

Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

Deixe seu Comentário:

=