Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/11/2012 às 09:28:58

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais. O texto foi enviado para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Segundo Mantega, a medida não é "tão fácil", apesar de contar com a simpatia da população e do próprio ministro. "A questão é ver se todos os tributos são viáveis de ser explicados. É uma dor de cabeça operacional, mas vamos avaliar as dificuldades. Pessoalmente, sou a favor de divulgar os tributos, mas levo em consideração essa ressalva. Tributos de valor agregado são fáceis de detalhar, como ICMS, ISS, Pis e Cofins, mas tem outros que são uma dedução do desempenho da empresa, o que acontece depois de terminado o ano fiscal", disse.

O projeto aprovado ontem foi inspirado nas medidas existentes em países como os Estados Unidos, onde o cidadão tem conhecimento dos tributos que formam o preço final de mercadorias e serviços. O projeto, que tramita desde 2007 no Congresso, prevê o detalhamento dos impostos cobrados também em vitrines e nas propagandas. A ideia é que o consumidor tenha ao menos uma ideia de quanto paga em tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Importação (II).

Fonte: Terra


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BNDES deve financiar R$ 8 bi para eólicas

Os investimentos em energia eólica no país estão em franca expansão.

Notícias Gerais, por Redação

Choque de trens no metrô de Xangai deixa mais de 200 feridos

Mais de 200 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira em um choque de dois trens do metrô de Xangai, provocado por uma falha técnica, segundo a companhia que opera o sistema, a Shangai Shentong.

Deixe seu Comentário:

=