Publicado por Redação em Dental - 08/05/2014 às 10:42:37

Estresse causa mau hálito; entenda e evite

A correria do dia-a-dia nos leva constantemente a diversas situações de estresse. Pressões, cumprimento de horários, trânsito, tudo acaba gerando uma série de problemas para a saúde, inclusive mau hálito.

O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo.

“A salivação baixa aumenta a formação da saburra lingual, uma placa branco-amarelada que fica na língua e acumula bactérias e células mortas. Isso contribui para a produção de gases que provocam o mau hálito”, afirma Alênio Calil Mathias, vice-presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose).

Alimentação
Para prevenir o mau hálito não basta ter uma higiene bucal impecável, é necessário adotar outros rituais. “É importante respeitar os intervalos de tempo entre as refeições, não ficar muito tempo sem beber água e mastigar bem e de forma correta os alimentos”, diz Alênio.

Aliás, problemas com alimentação são um dos principais responsáveis pelo mau hálito causado pelo estresse. Pessoas que têm o problema costumam se alimentar com intervalos muito longos entre as refeições que deveriam ser de, no máximo, quatro horas. “Além disso, comem mais rápido e mastigam menos, diminuindo a salivação e abrindo condições para a aderência de microrganismos que causam a halitose”, afirma o especialista.

Segundo Alênio, longos períodos sem comer levam à queda de açúcar no sangue e, em consequência disso, o organismo começa a queimar gordura. Essa queima também causa um odor desagradável na boca. “Portanto, focar em uma alimentação feita de forma saudável, comendo bem e obedecendo os intervalos indicados pelos especialistas ajuda a acabar com o mau hálito provocado por estresse”, diz. 

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Babar à noite pode causar halitose e problemas vocais

Se você tem o costume de babar durante o sono, fique atento, esse hábito pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e alterações na voz

Dental, por Redação

Jovens com asma apresentam maior risco de cárie

Asma e cárie dentária - dois dos problemas de saúde mais comuns que afetam crianças, adolescentes e jovens adultos - podem ser um golpe duplo, segundo uma pesquisadora da Suécia.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=