Publicado por Redação em Dental - 08/05/2014 às 10:42:37

Estresse causa mau hálito; entenda e evite

A correria do dia-a-dia nos leva constantemente a diversas situações de estresse. Pressões, cumprimento de horários, trânsito, tudo acaba gerando uma série de problemas para a saúde, inclusive mau hálito.

O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo.

“A salivação baixa aumenta a formação da saburra lingual, uma placa branco-amarelada que fica na língua e acumula bactérias e células mortas. Isso contribui para a produção de gases que provocam o mau hálito”, afirma Alênio Calil Mathias, vice-presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose).

Alimentação
Para prevenir o mau hálito não basta ter uma higiene bucal impecável, é necessário adotar outros rituais. “É importante respeitar os intervalos de tempo entre as refeições, não ficar muito tempo sem beber água e mastigar bem e de forma correta os alimentos”, diz Alênio.

Aliás, problemas com alimentação são um dos principais responsáveis pelo mau hálito causado pelo estresse. Pessoas que têm o problema costumam se alimentar com intervalos muito longos entre as refeições que deveriam ser de, no máximo, quatro horas. “Além disso, comem mais rápido e mastigam menos, diminuindo a salivação e abrindo condições para a aderência de microrganismos que causam a halitose”, afirma o especialista.

Segundo Alênio, longos períodos sem comer levam à queda de açúcar no sangue e, em consequência disso, o organismo começa a queimar gordura. Essa queima também causa um odor desagradável na boca. “Portanto, focar em uma alimentação feita de forma saudável, comendo bem e obedecendo os intervalos indicados pelos especialistas ajuda a acabar com o mau hálito provocado por estresse”, diz. 

Fonte: www.terra.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Abscesso dentário não tratado pode causar problema cerebral

Uma infecção no dente sem o devido tratamento pode causar sinusite, dores nos ossos e até um abscesso cerebral

Dental, por Redação

Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva

Dental, por Redação

Envelhecimento da população: como manter a saúde bucal e a qualidade de vida

Manter a qualidade de vida de uma população que está vivendo mais é um desafio. Um grande problema para este grupo é a perda de dentes, que traz prejuízos para a estética e a saúde.

Deixe seu Comentário:

=