Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/07/2012 às 08:59:56

Percepção do consumidor em relação à inflação melhora em julho

Na comparação com 2011, índice que mede a confiança do consumidor sobre a expectativa de inflação subiu 1,9%

A percepção do consumidor brasileiro com a trajetória dos preços dos produtos melhorou neste mês, na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o índice que mede a expectativa quanto à inflação cresceu 1,9% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 110,7 pontos. Lembrando que uma pontuação acima de 100 significa otimismo e abaixo dessa marca, pessimismo ou perda de confiança.

Na comparação com maio deste ano, por outro lado, o indicador apresentou recuo de 1,6%.

Opiniões
De acordo com a pesquisa, para 58% dos entrevistados, a inflação vai aumentar ou aumentar muito. Já 35% acham que a inflação não vai mudar e apenas 9% responderam que acreditam na diminuição da inflação.

A expectativa de que a inflação vai aumentar ou aumentar muito está mais alta para os brasileiros que ganham até um salário mínimo (60%). Na outra ponta, 50% dos entrevistados que recebem mais de dez salários mínimos têm a mesma opinião.

Também é na faixa de renda dos que ganham mais de dez mínimos, que se concentra a maior parte dos entrevistados que acreditam que a inflação não vai mudar (46%).

Já entre aqueles que ganham mais de um até dois salários mínimos, 43% acreditam que a inflação vai aumentar e 15% acham que vai aumentar muito. Nas faixas de renda entre dois e cinco salários mínimos, o percentual de brasileiros que creem no aumento da inflação é de 45%. Enquanto, entre cinco e dez mínimos, o percentual é de 47%.

Regiões
Considerando as regiões do País, os moradores do Norte/Centro-Oeste são os que mais acreditam que a inflação vai aumentar ou aumentar muito, 66%,

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS inaugura agência em Brasília e anuncia contratação de 1,7 mil

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, deputados federais e distritais participaram nesta quinta-feira da inauguração de uma nova Agência de Previdência Social (APS) no Plano Piloto, zona central de Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

BC: queda nas taxas cobradas por bancos é determinação de Dilma

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira que a redução do spread bancário é uma determinação da presidente Dilma Rousseff.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em baixa nesta quinta-feira

O dólar opera em baixa frente ao real na manhã desta quinta-feira (12), após a estabilidade da véspera, em linha com o ambiente mais favorável a riscos nos mercados internacionais.

Notícias Gerais, por Redação

Médicos fazem consulta relâmpago para trabalhar menos horas em SP

Médicos da rede pública de São Paulo trabalham menos horas do que foram contratados e, para cumprir uma meta de pacientes atendidos, fazem consultas relâmpagos, de até menos de dois minutos.

Deixe seu Comentário:

=