Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2011 às 10:14:23

Instituições podem ser multadas se não cumprirem novas regras de cartões

SÃO PAULO – As instituições financeiras podem sofrer punições, como advertências e multas, caso não cumpram as novas regras do cartão de crédito, que entram em vigor nesta quarta-feira (1).

De acordo com cartilha sobre o assunto, elaborada pelo BC (Banco Central), as instituições financeiras emissoras de cartões de crédito são reguladas pelo Conselho Monetário Nacional e supervisionadas pelo Banco Central, estando sujeitas às sanções previstas na Lei de número 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Fiscalização
Ao tratar denúncias e reclamações, o Banco Central tem como foco a verificação do cumprimento das normas específicas de sua competência, para que as instituições supervisionadas atuem em conformidade às leis e à regulamentação.

O Banco Central realiza ações de supervisão contínuas, por meio de procedimentos previamente agendados e periódicos, em que um dos módulos de fiscalização diz respeito à avaliação do cumprimento das disposições financeiras e seus clientes.

Além disso, as operações com cartões de crédito realizadas pelas instituições financeiras integram o escopo dos trabalhos de fiscalização do grupamento das operações de crédito, tendo em vista o objetivo de se avaliar o risco, imediato ou potencial, que essas operações representam para a situação patrimonial e econômico-financeira da instituição emissora do plástico.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita com publicidade aumenta 14%

O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.

Notícias Gerais, por Redação

G20 lançará plano para fortalecer compromissos de ajuda ao FMI

Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20.

Notícias Gerais, por Redação

Saúde: projeto exime sindicato de cumprir exigências legais

O deputado Edmar Arruda (PSC/PR) apresentou projeto de lei que altera o texto da Lei 9.656/98, a qual dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto prevê crescimento médio de 4,7% no governo Dilma

Com a divulgação ontem da expansão de apenas 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Planalto projeta agora uma média de crescimento nos quatro anos do governo Dilma Rousseff de 4,7%, de acordo com números divulgados no balanço do PAC

Notícias Gerais, por Redação

Avaliação positiva do governo Dilma sobe para 56%, diz CNI/Ibope

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff voltou a subir entre setembro e dezembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira (16). O índice de pessoas que consideram a gestão como ótima/boa passou de 51% para 56%.

Deixe seu Comentário:

=