Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2011 às 10:14:23

Instituições podem ser multadas se não cumprirem novas regras de cartões

SÃO PAULO – As instituições financeiras podem sofrer punições, como advertências e multas, caso não cumpram as novas regras do cartão de crédito, que entram em vigor nesta quarta-feira (1).

De acordo com cartilha sobre o assunto, elaborada pelo BC (Banco Central), as instituições financeiras emissoras de cartões de crédito são reguladas pelo Conselho Monetário Nacional e supervisionadas pelo Banco Central, estando sujeitas às sanções previstas na Lei de número 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Fiscalização
Ao tratar denúncias e reclamações, o Banco Central tem como foco a verificação do cumprimento das normas específicas de sua competência, para que as instituições supervisionadas atuem em conformidade às leis e à regulamentação.

O Banco Central realiza ações de supervisão contínuas, por meio de procedimentos previamente agendados e periódicos, em que um dos módulos de fiscalização diz respeito à avaliação do cumprimento das disposições financeiras e seus clientes.

Além disso, as operações com cartões de crédito realizadas pelas instituições financeiras integram o escopo dos trabalhos de fiscalização do grupamento das operações de crédito, tendo em vista o objetivo de se avaliar o risco, imediato ou potencial, que essas operações representam para a situação patrimonial e econômico-financeira da instituição emissora do plástico.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do setor de serviços avança 0,5% em outubro, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5% em outubro na comparação com setembro, passando de 120,9 pontos para 121,5 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência sobe 7% em agosto, na comparação anual

Os consumidores ficaram mais inadimplentes em agosto deste ano, frente ao mesmo mês de 2011. De acordo com pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta quarta-feira, a inadimplência subiu 7%, mas foi o menor ritmo de expansão anual, desde agosto de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: entrada de recursos externos já soma R$ 3,5 bilhões

A entrada de recursos externos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) já ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões em 2012, até o pregão do dia 18, segundo dados da bolsa.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa deve ter 3º pior resultado da era pós Plano Real

O principal índice acionário da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) pode encerrar 2011 com o terceiro pior desempenho desde o início do Plano Real, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (29) pela consultoria Economatica.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo fecha em alta pelo 2º dia consecutivo em NY e em Londres

Os preços dos contratos futuros de petróleo subiram nesta quinta-feira em Nova York e em Londres pelo segundo dia consecutivo, em um mercado alentado pelo anúncio de uma bateria de medidas de apoio aos bancos na Eurozona.

Deixe seu Comentário:

=