Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2011 às 10:14:23

Instituições podem ser multadas se não cumprirem novas regras de cartões

SÃO PAULO – As instituições financeiras podem sofrer punições, como advertências e multas, caso não cumpram as novas regras do cartão de crédito, que entram em vigor nesta quarta-feira (1).

De acordo com cartilha sobre o assunto, elaborada pelo BC (Banco Central), as instituições financeiras emissoras de cartões de crédito são reguladas pelo Conselho Monetário Nacional e supervisionadas pelo Banco Central, estando sujeitas às sanções previstas na Lei de número 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Fiscalização
Ao tratar denúncias e reclamações, o Banco Central tem como foco a verificação do cumprimento das normas específicas de sua competência, para que as instituições supervisionadas atuem em conformidade às leis e à regulamentação.

O Banco Central realiza ações de supervisão contínuas, por meio de procedimentos previamente agendados e periódicos, em que um dos módulos de fiscalização diz respeito à avaliação do cumprimento das disposições financeiras e seus clientes.

Além disso, as operações com cartões de crédito realizadas pelas instituições financeiras integram o escopo dos trabalhos de fiscalização do grupamento das operações de crédito, tendo em vista o objetivo de se avaliar o risco, imediato ou potencial, que essas operações representam para a situação patrimonial e econômico-financeira da instituição emissora do plástico.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Conselho Federal de Medicina libera uso de composto da maconha

Neurologistas, neurocirurgiões e psiquiatras poderão prescrever canabidiol. Nova regra veda a prescrição da cannabis in natura para uso medicinal.

Notícias Gerais, por Redação

Ação é investimento preferido de investidores no mundo, diz pesquisa

As ações são o tipo preferido de investimento em âmbito global, conforme aponta a pesquisa "Atitudes de Investimento ao Redor do Mundo", realizada pela Nielsen.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, seguindo rumores de novos estímulos na Europa

Seguindo o movimento da véspera, o Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (3), puxada pela expectativa de que os bancos centrais europeus elevem esforços contra a crise.

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 12 mil servidores aposentados por invalidez terão o benefício revisto

A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelo Senado na última semana, que permite que os servidores públicos aposentados por invalidez depois de 2004 recebam o benefício integral irá beneficiar quase 12 mil funcionários somente do Poder Executivo.

Deixe seu Comentário:

=