Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/09/2014 às 10:04:25

Nova oportunidade de portabilidade de carências para beneficiários da Lam

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade especial de carências para todos os beneficiários da operadora LAM – Operadora de Planos de Saúde S/C Ltda. (Registro ANS nº 36096-1). O prazo para a troca de operadora sem cumprimento de novos períodos de carência é de 60 dias: de 25/09 a 23/11/2014. Após essa data final, será determinada a liquidação extrajudicial da operadora e a LAM não prestará mais serviço aos consumidores.

A portabilidade especial de carências foi determinada em razão de graves problemas econômico-financeiros e administrativos, que colocavam em risco a assistência à saúde dos beneficiários.

A Lam tem sede em São Paulo, onde está a maior quantidade de seus beneficiários (dados de agosto/2014).


Como fazer a portabilidade de carências

Para fazer a portabilidade de carências, o consumidor deve consultar o Guia ANS de Planos de Saúde e verificar os planos compatíveis para a troca. Na página inicial do Guia, o beneficiário deve clicar na opção Portabilidade Especial e, em seguida, em Entrar. Na tela seguinte, é preciso selecionar a opção Extinção da Operadora e depois selecionar o nome da Operadora: LAM – Operadora de Planos de Saúde S/C Ltda.

Será necessário informar o número de registro do plano de saúde, o que pode ser verificado no sistema Comprova, que contém os dados cadastrais dos beneficiários informados pelas operadoras à ANS.

Após definir seu novo plano, o beneficiário deverá imprimir o Relatório de Portabilidade e levá-lo até a operadora escolhida com a cópia dos comprovantes de pagamento de pelo menos quatro boletos vencidos, referentes ao período dos últimos seis meses e os documentos de identificação (identidade, CPF e comprovante de residência). A operadora não poderá recusá-lo. Caso haja qualquer dificuldade de acesso, o beneficiário deverá entrar em contato com a ANS por meio do Disque-ANS: 0800 701 9656.

É importante ressaltar que o beneficiário que está cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora LAM – Operadora de Planos de Saúde S/C Ltda. pode exercer a portabilidade especial de carências, mas precisará cumprir os prazos restantes na nova operadora.

Fonte: ANS


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Idosos podem estar usando medicamentos em excesso

Cerca de 83% dos idosos brasileiros usam medicamentos regularmente.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo identifica os principais hábitos na adolescência que provocam hipertensão na vida adulta

O estilo de vida de um adolescente pode determinar um maior risco de doenças cardiovasculares na vida adulta.

Saúde Empresarial, por Redação

Identificado gene anormal ligado ao desenvolvimento do Parkinson

Uma equipe internacional de cientistas que inclui a Universidade de Saskatchewan, no Canadá, identificou um gene anormal que leva ao desenvolvimento da doença de Parkinson.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo quer aumentar número de médicos formados no país e melhorar distribuição regional

O governo federal estuda meios de aumentar a quantidade de médicos disponíveis para a população, incrementando o número de profissionais formados nas universidades brasileiras.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferta tratamento a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids, aponta relatório divulgado na segunda-feira (21) pela Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIVAids).

Saúde Empresarial, por Redação

BNDES e Ministério investem R$ 7,5 mi no setor oncológico

O Governo Federal vai articular centros de referência em farmacologia, pesquisa clínica e não-clínica para direcionar suas atividades ao setor oncológico.

Deixe seu Comentário:

=