Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2014 às 10:48:43

Inflação do aluguel volta a avançar no início de setembro, diz FGV

A inflação do aluguel medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ganhou força no início de setembro, ficando em 0,26%. No mesmo período do mês anterior, o índice havia mostrado deflação, de 0,31%. Os números foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, o IGP-M acumula alta de 1,82% e, em 12 meses, de 3,61%.
 
Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, registrou variação de 0,31%, depois de recuar 0,56% na primeira semana de julho.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que avalia os preços no varejo, variou 0,18%, acima do 0,03% de julho. Das oito classes de despesa componentes do índice, sete registraram avanço em suas taxas de variação, com destaque para o grupo alimentação (de -0,23% para 0,01%).

Também usado no cálculo do IGP-M, mas com peso menor que os outros indicadores, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, na primeira prévia de setembro, taxa de variação de 0,12%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,44%.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dívida Pública Federal fica estável, a R$ 1,94 trilhão, em abril

Uma forte concentração de vencimentos de títulos prefixados neutralizou os efeitos dos juros e fez a Dívida Pública Federal (DPF) ficar praticamente estável em abril.

Notícias Gerais, por Redação

Governo lança agenda para desenvolver 19 setores da economia

A implementação de propostas para melhoria de competitividade da economia brasileira são alguns desafios previstos para as agendas estratégicas setoriais (AES) de 19 segmentos econômicos, cujas metas devem ser implementadas até o final de 2014,

Notícias Gerais, por Redação

Empresas digitalmente maduras são 26% mais lucrativas, aponta estudo

A Capgemini Consulting em parceria com o Centro de Negócios Digitais do MIT anunciou os resultados de uma pesquisa global que analisa como as companhias estão lidando e se beneficiando com a "transformação digital"

Notícias Gerais, por Redação

Consumidor tem preferido manter a cautela, afirma CNC

O consumidor ainda não consegue perceber no seu dia a dia os efeitos das medidas do governo de incentivo à economia e por isso se mantém cauteloso, avalia o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Bruno Fernandes,

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão de alta do PIB pela 8ª semana seguida

Após o anúncio do Banco Central (BC), na última quinta-feira, de redução da expectativa de crescimento da economia brasileira para este ano,

Deixe seu Comentário:

=