Publicado por Redação em Dental - 30/09/2016 às 11:59:20

O dente de leite do meu filho não cai. E agora?

Há ainda outros fatores que podem contribuir para esse demora na queda do dente de leite como questões emocionais, gengiva muito fibrosa e falta de espaço para o dente permanente. Foto: Anna Hoychuk / Shutterstock

A retenção prolongada não é um problema grave mas deve ser acompanhada por um especialista que saberá a hora certa de intervir

Toda criança costuma ter 20 dentes de leite na boca que serão gradativamente substituídos por 32 permanentes a partir dos 5 anos de idade. O número de dentes é menor na infância justamente por causa do tamanho da arcada das crianças que ainda é muito pequenina e não comportaria todos os permanentes, que estão sendo formados dentro da gengiva para nascerem na hora certa.

“Esse processo de troca dental pode durar até os 12/13 anos de idade e nós só sabemos que passou do tempo do primeiro cair quando o permanente nasce e o de leite não cai”, diz Fabiana Galzo, odontopediatra da Clínica Allegra Odontologia.

Alimentação e falta de espaço

Essa troca é extremamente necessária e quando não ocorre quando e como deveria é porque alguma coisa está errada. “Isso se deve ao tipo de dieta empregada atualmente e ao posicionamento do dente permanente, pois é ele que deve empurrar o dente de leite reabsorvendo a raiz existente e fazendo com que seu antecessor fique mole e caia”, diz a dentista.

Há ainda outros fatores que podem contribuir para esse demora na queda do dente de leite como questões emocionais, gengiva muito fibrosa e falta de espaço para o dente permanente. A alimentação atual, processada e mais fácil de ingerir, citada por Fabiana também influencia, pois a falta de estímulo mastigatório em cima do dente de leite pode ser um fator determinante nesse processo.

“A demora na erupção dos dentes de leite quando se ainda é bebê também pode ser um motivo, pois uma vez que o dente demora a nascer, pode demorar a cair”, diz a especialista.

Desconforto

Esse atraso na queda do dente de leite não traz grandes problemas para a criança, mas precisa ser acompanhado por um especialista que, se necessário, terá que intervir extraindo o dente preguiçoso que quer ficar na boca.

“Enquanto ele não cai naturalmente o que pode acontecer é um incômodo da criança na hora de se alimentar se o dente estiver amolecido. Na pior das situações pode causar uma inflamação local na gengiva, devido ao acúmulo de alimentos na região”, diz Fabiana.

Se a culpa for do dente permanente que não empurrou corretamente o de leite, seu posicionamento poderá ser corrigido futuramente com o uso de aparelhos ortodônticos.

A especialista só reprova a extração do dente em casa, sem a devida analise ou cuidado. “Tentar arrancar o dente de leite a força pode causar fratura da raiz e até inflamação na região, dificultando a remoção desse fragmento posteriormente. Apenas o odontopediatra poderá avaliar se é o momento de esperar ou extrair o dente.”, diz a dentista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Medo de dentista pode passar de pai para filho

Sem perceber, os pais podem passar traumas que carregam durante a vida para seus filhos, quase como uma herança. Isso acontece também com a consulta no dentista.

Dental, por Redação

Retração e sensibilidade: dicas ajudam a evitar os problemas

Beber algo quente dói, tomar sorvete nem pensar e até alimentos mais ácidos não são tolerados por pessoas com dentes sensíveis. Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o problema atinge uma em cada oito pessoas. 

Dental, por Redação

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.

Dental, por Redação

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Deixe seu Comentário:

=