Publicado por Redação em Dental - 30/09/2011 às 17:26:20
Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados
Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.
A justificativa, segundo o dentista, está no despreparo dos cirurgiões-dentistas em prever a doença.
Dos 282 dentistas das unidades de saúde do município que aceitaram participar da pesquisa de Vasconcelos, apenas um acertou todas as perguntas referentes ao conhecimento da doença.
Segundo Vasconcelos, o câncer de boca é uma doença “plenamente evitável”, mas que, em São Paulo, atinge índices elevados de portadores. Como seu diagnóstico não requer tecnologia nem técnicas apuradas, é de fato um absurdo uma grande metrópole como São Paulo ter deficiência no atendimento às vítimas de tal doença.
Fonte: http://dentalis.com.br | 30.09.11
Posts relacionados
Dental, por Redação
Se não for tratada precocemente com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, esse problema pode atrapalhar a estética, a mastigação e a respiração do paciente
Dental, por Redação
Veja o que fazer em caso de emergência odontológica
Dental, por Redação
Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para organismo são inúmeras.
Dental, por Redação
A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais,
Dental, por Redação
A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa
Dental, por Redação
Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer sua parte em casa, com uma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental.
Deixe seu Comentário: