Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/12/2012 às 16:24:14

Ministro da Fazenda prevê crescimento de 4% para 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu nesta quarta-feira que a economia nacional crescerá 4% em 2013, apoiada em boa medida pela recuperação dos Estados Unidos e a esperada aceleração da China. "Existe a possibilidade de crescermos de 4% a 4,5% em 2013. As avaliações do mercado estimam expansão de 3% a 4%.

Com base nas previsões, acredito que 4% é um bom número para o próximo ano", declarou Mantega. O ministro assegurou que 2013 começará melhor do que o ano que está terminando, "com a economia acelerando, e não desacelerando, com bases mais sólidas para o crescimento, com competitividade e redução de custos financeiro, tributário e de energia." Mantega também justificou seu otimismo pela melhora nas perspectivas para os Estados Unidos e a China, os dois principais parceiros comerciais do país.

Sobre os Estados Unidos, Mantega disse que existe um avanço no "setor imobiliário, bem gradual, e também no consumo. Se não houver maiores problemas, os Estados Unidos poderão contribuir com uma parcela maior" no crescimento. Em relação à China, o ministro se disse otimista porque a economia do país asiático voltou a acelerar no segundo semestre, impulsionando a compra dos bens agrícolas e minerais brasileiros.No entanto, as previsões de Mantega não se aplicam à Europa: "não espero nenhuma boa notícia. Se olharmos o terceiro e o quarto trimestres, é só desaceleração. A Europa está com crescimento negativo e a locomotiva (Alemanha), com forte desaceleração.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brics respondem por 6% da ajuda global, diz Banco Mundial

Os cinco países Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - respondem por pelo menos 6% de toda a ajuda oficial concedida no mundo - direcionada principalmente aos países de renda baixa -, segundo as estimativas do Banco Mundial divulgadas nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Radar: acompanhe algumas das principais oscilações da bolsa nesta sexta-feira

O Ibovespa opera em leve alta de 0,34% desta sexta-feira (16), em uma sessão que antecede ao vencimento de opções sobre ações e com o mercado acompanhando os indicadores econômicos na agenda dos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar fecha a R$ 1,70 e Bovespa dispara 4,46% por Europa

A taxa de câmbio doméstica retrocedeu para o seu menor nível de preços em mais de 30 dias, e já acumula uma desvalorização de 9,2% desde o início deste mês.

Deixe seu Comentário:

=