Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/12/2015 às 10:26:47

Ministério Público de SP pedirá a suspensão da reorganização escolar

Medida já foi tomada em Presidente Prudente e em Agudos

Reação da sociedade à reorganização escolar

Escola Silvio Xavier, nesta terça-feira. / M. R.

O Ministério Público de São Paulo vai entrar com uma liminar pedindo a suspensão da reorganização escolar na capital paulista. Planejada pelo Governador Geraldo Alckmin, a reorganização escolar prevê o fechamento de 92 escolas e a mudança dos ciclos de cursos de outras 754. A decisão do Governo, tomada sem um diálogo prévio com a comunidade escolar, desencadeou uma série de protestos e a ocupação de 200 escolas por alunos em todo o Estado, em uma onda que cresceu nos últimos 15 dias. Essa mesma liminar foi pedida pela comarca de Agudos e Presidente Prudente, no interior do Estado. As medidas ainda esperam julgamento.

De acordo com o promotor João Faustinoni, do Grupo Especial de Educação (GEDUC) do MP de São Paulo, assim que a reorganização escolar foi anunciada pela gestão Alckmin, em setembro deste ano, o MP instaurou um inquérito para buscar uma interlocução entre o Governo e a comunidade escolar. "Mas, como os últimos acenos do Governo foram no sentido de que não há volta", disse o promotor, "é possível que o MP entre com um pedido de liminar para a suspensão da reorganização". Segundo a reportagem apurou, a liminar deve sair nos próximos dias.

Faustinoni lembra que o mérito da reorganização de Alckmin não está sendo atacado. "Não questionamos se a reorganização é boa ou ruim, até porque, não há estudos suficientes para isso", diz. Mas o MP de São Paulo deve seguir a liminar do promotor Luiz Antônio Miguel Ferreira, de Presente Prudente, que levanta quatro pontos de questionamento: a falta de consulta às famílias dos alunos sobre a reorganização; o fato dos adolescentes não terem sido ouvidos, pois, segundo Ferreira, eles "têm o direito de opinar sobre questões que dizem respeito a eles".

A falta de consulta dos conselhos estaduais e municipais de educação também foi considerada na decisão do MP. O quarto fator presente no documento de Presidente Prudente questiona a maneira como a qualidade das escolas atingidas pela reorganização é avaliada, que, segundo o promotor, não deveria levar em conta somente dados oficiais como a prova do Saresp. "Há outros fatores que devem ser levados em conta", diz Ferreira.

Nesta terça-feira, foi publicado no Diário Oficial o decreto que autoriza a transferência de funcionários da secretaria de Educação. Na prática, essa é a primeira medida oficial para que a reorganização seja implementada e responde, em parte, a um questionamento que surgiu logo quando a reorganização foi anunciada, quando muitos professores não sabiam o que aconteceria com seus empregos.

Nesta manhã, alunos da escola estadual Silvio Xavier Antunes, que está na lista das escolas que fecharão, fizeram um protesto bloqueando parte da Marginal Tietê, na altura da ponte do Piqueri, zona norte. Ao mesmo tempo, na zona sul, secundaristas bloquearam a ponte João Dias em protesto. Na região central da cidade, pais de alunos e a Polícia Militar invadiram a escola Maria José, ocupada pelos secundaristas. Houve tumulto e a PM usou spray de pimenta para conter os estudantes. Posteriormente, a escola foi reocupada pelos alunos.

Fonte: El País Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Notícias Gerais, por Redação

BNDES investirá R$ 1 bilhão em fundos de Private Equity e Venture Capital em três anos

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pretende investir R$ 1 bilhão em fundos de Private Equity e Venture Capital pelos próximos três anos, anunciou nesta segunda-feira

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira deve acelerar no segundo semestre

Em sua sexta alta consecutiva, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,4% em janeiro, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,5.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar de avanços, Brasil continua em baixa em índices globais

Em 2011, o Brasil melhorou sua posição na maioria dos rankings internacionais que medem diferentes aspectos do desenvolvimento, mas, por trás de pequenos avanços, o País ainda tem desempenho fraco quando comparado a nações do chamado mundo desenvolvido.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil está perto do pleno emprego,afirma diretor do BC

O diretor de política econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, disse hoje que a recente evolução do mercado de trabalho aponta para uma situação que se aproxima do pleno emprego.

Deixe seu Comentário:

=