Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/12/2011 às 10:48:54

Meta europeia para déficit das contas públicas já é cumprida no Brasil

Em 2010, déficit nominal das contas públicas somou 2,56% do PIB.
Meta europeia é que déficit fique abaixo de 3% do PIB, conforme Maastrich.

Em 2010, o déficit nominal das contas do setor público consolidado brasileiro, o que inclui o governo federal, os estados, municípios e empresas estatais, somou 2,56% do PIB. Para este ano, a proposta de orçamento federal do governo, enviada ao Congresso Nacional no fim de agosto, estima um déficit da ordem de 2,42% do PIB (mesma previsão do BC), recuando para 1,65% do PIB em 2013. Já a dívida líquida do setor público somou 38,2% do PIB em outubro deste ano, enquanto a dívida bruta totalizou 55,4% do PIB no Brasil.

Segundo números da Comissão Europeia, a área do euro deve fechar 2011 com a relação da dívida pública total sobre o PIB de 88%, com um déficit nominal médio na região em cerca de 6% do PIB.

Previsões do mercado financeiro
A expectativa do mercado financeiro para o déficit nominal do setor público brasileiro também está em linha com o acordo de Maastrich, e também com o acordo firmado na semana passada pelos integrantes da União Europeia para tentar conter a crise instalada nos mercados internacionais. A previsão dos analistas dos bancos, coletada pelo Banco Central, está em 2,5% para este ano, recuando para 2,25% do PIB em 2012 e para 2% do PIB entre 2013 e 2015.

Esse cenário, de acordo com os economistas dos bancos, permitirá a redução contínua da dívida pública brasileira, na proporção com o PIB, nos próximos anos. Este indicador é olhado com atenção por investidores, e também por agências de classificação de risco, na análise sobre uma determinada economia. Para 2011, a relação dívida/PIB prevista pelo mercado está em 38,5% do PIB, mas a estimativa dos analistas prevê recuo para 34,2% do PIB em 2015.

Foto e filme
"Nós temos uma foto muito melhor, e temos um filme também melhor. A foto, que é a dívida/PIB, o déficit nominal, e o resultado primário deste momento, é muito melhor do que a Europa. E pode incluir outros países, como os Estados Unidos. E o filme, que é a dinâmica, olhando para frente, também é muito melhor. Acho que nossos ratings [notas de agências de classificação de risco] vão ficar melhores e os do resto do mundo vão ficar piores", declarou o economista Fernando Montero, da Corretora Convenção, especialista em contas públicas.

Fortalecimento fiscal
Na primeira etapa da crise, em 2009, o governo baixou o superávit primário, elevando com isto os gastos públicos - como estratégia para impedir uma desaceleração maior da economia. Com essa estratégia, o déficit nominal subiu um pouco em 2009, para 3,34% do PIB.

A sinalização do Ministério da Fazenda neste momento, porém, é de que o governo continuará com sua política de superávits primários (economia feita para pagar juros da dívida pública e manter sua trajetória de queda) nos próximos anos, a despeito da crise financeira internacional, mantendo assim uma boa performance no critério "nominal". Essa política foi apelidada de "fortalecimento fiscal".

A intenção propalada pela Secretaria do Tesouro Nacional é de manter um superávit primário em torno de 3% do PIB para este ano e para os próximos. Com isso, o Tesouro abriria espaço para o Banco Central baixar mais a taxa de juros - atualmente em 11% ao ano.

O mercado já prevê que os juros básicos da economia recuarão para 9,5% ao ano no primeiro semestre de 2012. Isso reduziria, também, os gastos com juros da dívida pública nos próximos anos, o que pode abrir espaço para mais despesas e investimentos públicos.

Baixar juros para investir
Segundo Montero, da Corretora Convenção, a manutenção dos superávits primários no Brasil, e o subsequente controle dos gastos públicos, é importante justamente para reduzir a taxa de juros brasileira, que ainda é, em termos reais, a mais alta do mundo.

"Não está tão claro quanto dessa situação dos juros é cíclica [por conta da crise] e quanto é estrutural. Aí é que importa o fiscal. O problema do Brasil não é fiscal [de déficit elevado]. [O problema] é ampliar a oferta e investir. O fiscal [manutenção de superávits primários] ajuda a aumentar o investimento [via redução dos juros], a criar mais oferta, e o Brasil precisa criar oferta. Nosso problema não é criar demanda. É segurar a demanda", explicou ele.

Fonte:g1.globo.com|27.12.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil agora cobra calotes da Venezuela

Depois de estimular negócios com a Venezuela, o governo do Brasil agora cobra do país vizinho "calotes temporários" de exportações de empresas brasileiras feitas neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal sobe em todas as capitais pesquisadas, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal IPC-S, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu em todas as capitais pesquisadas, registrando um total de 0,4% nesta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=