Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/10/2013 às 13:17:58
Com alta da Selic, Brasil volta a ter maior taxa real de juros do mundo
Com a decisão do Banco Central de subir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 9,5% ao ano, o Brasil volta a liderar o ranking de países com maiores juros reais do mundo -liderança que não ocupava desde março de 2012
Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Fazendo essa conta, os juros básicos no Brasil ficam em 3,5% ao ano.
Em segundo, vem o Chile, com taxa real de 3,2%. Em terceiro está a China, com 3%, seguida pela Índia, com 1,7%. Na outra ponta da tabela está a Venezuela, que tem a menor taxa real de juros do mundo, com -16,9% ao ano.
No entanto, falando de juros nominais (que não descontam a inflação), a Venezuela tem a maior taxa do mundo, com 15,53%.
O Brasil vem em terceiro no ranking dos juros nominais. A Argentina aparece em segundo, com 11,98%.
O ranking tem 40 países e, portanto, não inclui todos as nações do mundo, mas somente economias relevantes. Os dados foram levantados pelo portal MoneYou, do economista Jason Vieira.
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
As taxas de juros cobradas pelos bancos para o cheque especial tiveram alta em outubro, segundo pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta quinta-feira (17).
Notícias Gerais, por Redação
Em agosto, somente as empresas de pequeno porte contrataram mais gente do que demitiram, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Sebrae.
Notícias Gerais, por Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta sexta-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 4, desconsiderando o dígito.
Notícias Gerais, por Redação
As centrais sindicais irão se reunir, nesta quarta-feira (21), com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir sobre a isenção do IR (Imposto de Renda) na PLR (Participação de Lucros e Resultados).
Notícias Gerais, por Redação
O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou a alta para 0,47% na segunda quadrissemana de março, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (16).
Notícias Gerais, por Redação
A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.
Notícias Gerais, por Redação
Na última década, investidores internacionais colocaram cerca de US$ 70 bilhões no Brics, grupo de paises emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia e China, e as ações ampliaram em quatro vezes os ganhos no índice da Standard & Poors, além dessas economias terem crescido quatro vezes mais rápido do que a dos Estados Unidos.
Notícias Gerais, por Redação
Uma projeção do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgada nesta segunda-feira, aponta que o Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao final de 2011.
Deixe seu Comentário: