Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/10/2013 às 13:17:58

Com alta da Selic, Brasil volta a ter maior taxa real de juros do mundo

Com a decisão do Banco Central de subir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 9,5% ao ano, o Brasil volta a liderar o ranking de países com maiores juros reais do mundo -liderança que não ocupava desde março de 2012

 Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Fazendo essa conta, os juros básicos no Brasil ficam em 3,5% ao ano.

Em segundo, vem o Chile, com taxa real de 3,2%. Em terceiro está a China, com 3%, seguida pela Índia, com 1,7%. Na outra ponta da tabela está a Venezuela, que tem a menor taxa real de juros do mundo, com -16,9% ao ano.

No entanto, falando de juros nominais (que não descontam a inflação), a Venezuela tem a maior taxa do mundo, com 15,53%.

O Brasil vem em terceiro no ranking dos juros nominais. A Argentina aparece em segundo, com 11,98%.

O ranking tem 40 países e, portanto, não inclui todos as nações do mundo, mas somente economias relevantes. Os dados foram levantados pelo portal MoneYou, do economista Jason Vieira.

 

Fonte: www.uol.com.br


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresários apostam em inovação, tecnologia e sustentabilidade

Inovar, trabalhar com tecnologia ponta e um modelo sustentável de negócio foram os principais conselhos dos empresários Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, Paulo Kakinoff, presidente da Gol,

Notícias Gerais, por Redação

Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.

Notícias Gerais, por Redação

Governo negocia com servidores de agências na 5ª-feira

Os servidores das agências reguladoras, em greve desde segunda-feira, terão uma reunião com o governo na quinta-feira, às 20 horas, na sede do Ministério do Planejamento.

Notícias Gerais, por Redação

Supremo revê decisão que poderia invalidar medidas provisórias

Após pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), o Supremo Tribunal Federal modificou o efeito de uma decisão tomada ontem que colocaria em risco centenas de leis, editadas por MP (medida provisória).

Deixe seu Comentário:

=