Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/10/2013 às 13:17:58
Com alta da Selic, Brasil volta a ter maior taxa real de juros do mundo
Com a decisão do Banco Central de subir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 9,5% ao ano, o Brasil volta a liderar o ranking de países com maiores juros reais do mundo -liderança que não ocupava desde março de 2012
Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Fazendo essa conta, os juros básicos no Brasil ficam em 3,5% ao ano.
Em segundo, vem o Chile, com taxa real de 3,2%. Em terceiro está a China, com 3%, seguida pela Índia, com 1,7%. Na outra ponta da tabela está a Venezuela, que tem a menor taxa real de juros do mundo, com -16,9% ao ano.
No entanto, falando de juros nominais (que não descontam a inflação), a Venezuela tem a maior taxa do mundo, com 15,53%.
O Brasil vem em terceiro no ranking dos juros nominais. A Argentina aparece em segundo, com 11,98%.
O ranking tem 40 países e, portanto, não inclui todos as nações do mundo, mas somente economias relevantes. Os dados foram levantados pelo portal MoneYou, do economista Jason Vieira.
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
Para o autor do recém-lançado Rework, as empresas dificultam a produtividade dos funcionários
Notícias Gerais, por Redação
IA presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (6) que a taxa de juros para microempreendedores vai cair de 8% para 5% ao ano. A mudança no Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado, o Crescer, está prevista para o fim deste mês.
Notícias Gerais, por Redação
Com a indicação, pela ata do Copom (Comitê de Política Monetária), de que o ciclo de cortes da taxa Selic está perto do fim, os principais contratos de juros futuros fecharam esta quinta-feira (6) em alta no mercado futuro da BM&F.
Notícias Gerais, por Redação
O ciclo de cortes na taxa básica de juros brasileira, que já dura 11 meses, significa que a economia está melhor preparada para choques externos do que no ano passado e que deve alcançar um crescimento de 2,5% em 2012, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quarta-feira.
Notícias Gerais, por Redação
De olho na situação europeia, o mercado acionário brasileiro firmou trajetória positiva, nesta sexta-feira, e ainda ganhou impulso após a divulgação de dados de confiança do consumidor nos Estados Unidos.
Notícias Gerais, por Redação
A Bovespa (Bolsa de Valore de São Paulo) entrou no último mês de 2011 com queda acumulada de 17,94%. Isso não significa, porém, que todos os investidores do mercado tenham perdido dinheiro neste ano.
Deixe seu Comentário: