Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/07/2012 às 08:58:21

Mercosul ganha novo membro; entenda o mercado comum

Mercosul é o Mercado Comum do Sul, um bloco econômico com objetivos de fortalecer a integração regional e incentivar as parcerias. A cerimônia que oficializará a incorporação da Venezuela ao Mercosul ocorrerá nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, seguida de um almoço, no Itamaraty.

Depois de seis anos, a Venezuela será incorporada ao bloco. O Congresso do Paraguai não aprovou o ingresso dos venezuelanos. O Parlamento dos demais países aprovou a incorporação. O assunto motivou debates em todos os países. A exemplo do que ocorreu na Cúpula do Mercosul, em Mendoza, na Argentina, Dilma, Chávez, Mujica e Cristina Kirchner devem discursar amanhã.

Há um mês, em Mendoza, os presidentes do Brasil, da Argentina e do Uruguai aprovaram a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul e a suspensão temporária do Paraguai do bloco. A suspensão foi definida pelos presidentes por considerarem que o processo de destituição do poder do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho, não seguiu os preceitos democráticos.

Integrantes
Membros plenos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (suspenso até abril de 2013)
Membros associados: Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia
Observadores: México e Nova Zelândia

Objetivos
A livre circulação de bens, serviços e produção entre os países que integram o bloco por meio da eliminação dos direitos aduaneiros e restrições; a definição de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em foros econômicos regionaisl; a coordenação das políticas macroeconômicas e setoriais entre os membros, nas áreas de comércio exterior, agricultura, indústria e sobre os aspectos fiscal, monetário, cambial e de capitais; o compromisso dos membros em harmonizar as legislações para fortalecer o processo de integração.

Histórico
Há mais de quatro décadas, líderes políticos da região tentaram negociar a criação de um bloco regional para incrementar o comércio, fortalecer a economia e estimular a integração. Nos anos de 1980, os esforços se concretizaram na proposta de instauração do Mercosul. Em 1991, foi assinado o Tratado de Assunção, considerado o marco do início do bloco.

Controvérsias
Em 29 junho, os presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai) decidiram suspender temporariamente, até abril de 2013, o Paraguai do bloco. Para eles, o processo de destituição do poder, em 22 de junho, do então presidente Fernando Lugo desrespeitou a ordem democrática. O Paraguai negou que houve golpe de Estado.

Venezuela
Também no dia 29 de junho, os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e José Pepe Mujica decidem pela incorporação da Venezuela no Mercosul. A data de 31 de julho oficializará o ingresso dos venezuelanos no bloco, depois de seis anos de negociações.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia tem previsão de alta de 4,5% no Orçamento de 2013

Com três meses de atraso, o Orçamento de 2013 foi aprovado no Congresso Nacional na noite dessa terça-feira. Entre os reajustes do novo plano orçamentário estão aumento de 5% a servidores dos três poderes, previsão de crescimento de 4,5% da economia e receitas de R$ 2,276 trilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Dicas para se adaptar ao novo emprego

Após várias fases de avaliação e uma competição acirrada, você finalmente foi contratada para aquele emprego dos seus sonhos.

Notícias Gerais, por Redação

Copom mantém taxa básica de juros a 7,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira que manterá a taxa básica de juros em 7,25% ao ano, uma decisão esperada pelo mercado.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias recuam após decisão grega de fazer referendo

As principais Bolsas de Valores da Europa operam em baixa nesta terça-feira refletindo a decisão grega de fazer um referendo sobre o acordo para solucionar a crise da dívida.

Deixe seu Comentário:

=