Publicado por Redação em Vida em Grupo - 18/09/2012 às 17:21:20

Mercado de resseguro cresce 219% no primeiro semestre

Apresentando lucro líquido de R$ 108 milhões, o mercado de resseguros interno encerrou o primeiro semestre com crescimento de 219%, em comparação com o mesmo período de 2011, quando se registrou R$ 34,1 milhões de lucro líquido. A análise é do economista Luiz Roberto Castiglione com base em dados da Susep.

“A taxa média de retorno do patrimônio líquido anualizada foi de 5,63% no primeiro semestre, contra 2,32% de 2011. Aqui cabe ressaltar a entrada de novas resseguradoras e importantes associações com empresas estrangeiras”, aponta Castiglione.

Ele reforça que o desempenho no período aconteceu, em primeiro lugar , pela maior retenção interna dos riscos. “No ano passado, o mercado exterior absorveu 56,4% dos prêmios gerados no mercado brasileiro de seguros, declinando para 47,7% neste ano. De fato e em decorrência da não efetivação de vários investimentos de vulto, as cessões de resseguro apresentaram um crescimento de apenas 0,5%. O mercado ficou mais concentrado em massificados”.

Outro ponto relevante foi a redução da sinistralidade retida (de 95,3% dos prêmios ganhos em 2011 para 80,7% em 2012), em contraponto com o aumento das despesas de comercialização, que passaram a representar 11,7% dos prêmios, contra 9,8% no ano passado. Além disso, também houve aumento das despesas administrativas. “Essas passaram a representar 24,4% dos prêmios ganhos contra 18,5% em 2011”, conclui Castiglione.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Como tornar o seguro um investimento e não um custo?

A advogada Angélica Carlini, professora da Escola Nacional de Seguros, especialista em relações de consumo e sócia do escritório Carlini Advogados Associados, falou durante sua apresentação no III Workshop de Seguros de Pernambuco

Vida em Grupo, por Redação

MetLife patrocina programas de TV e rádio da Cultura

O foco da companhia é aumentar a consciência sobre vantagens da previdência privada e seguro de vida

Vida em Grupo, por Redação

Renovação não é obrigatória para seguro de vida em grupo temporário, diz STJ

Uma decisão importante, proferida por maioria da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirma não ser obrigatória a renovação de contrato de seguro de vida em grupo e com prazo predeterminado para encerramento.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradora responderá pelo seu correspondente de microsseguro

As sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar, que atendam às condições específicas para funcionamento e operação em microsseguro, poderão contratar e/ou firmar convênio com pessoa jurídica na condição de correspondente de microsseguro,

Vida em Grupo, por Redação

Seguro é garantia e não gasto, diz especialista em finanças na PB

Seguros devem ser considerados garantias de patrinônio e não gastos para a família. Essa foi uma das dicas que o administrador Guilherme Baía, especialista em finanças, deu no quadro Bolso Tranquilo, na edição desta quinta-feira (17) do Bom Dia Paraíba.

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é um dos mercados mais sofisticados em seguro de vida, diz pesquisador

O Brasil é o mercado mais sofisticado quando se fala em seguro de vida, pelo menos entre os países da América Latina analisados no estudo "El Seguro de Vida em América Latina", desenvolvido pelo pesquisador Camilo Pieschacón e apoiado pela Fundación Mapfre.

Deixe seu Comentário:

=