Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/06/2011 às 09:56:24

Mais uma vez, combustíveis fazem prévia da inflação oficial desacelerar

SÃO PAULO – A prévia da inflação  oficial do País, medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15), teve variação de 0,23% em junho. Frente a maio, o indicador recuou 0,47 ponto percentual, poi,s naquele mês, a inflação ficou em 0,7%, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (21).

Mais uma vez, a desaceleração reflete o recuo dos preços dos combustíveis. Em maio, os preços dos combustíveis caíram 0,35%. Agora, a queda já é de 4,56%, gerando um impacto de -0,23 ponto percentual no índice geral do mês. Com isso, o grupo Transportes foi o que mais influenciou na desaceleração da inflação. Os preços dos produtos e serviços que compõem o grupo de consumo caíram 0,73% em junho, contra uma alta de 0,93% em maio.  

Outros grupos influenciaram na desaceleração da inflação, com destaque para Alimentos, cuja inflação passou de 0,54% para 0,11% entre maio e junho. No grupo, os destaques ficaram com o arroz, cujo preço caiu 2,02%; frutas, que ficaram 4,08% mais baratas; peixes (-5,14%) e batata-inglesa (-13,03%).

Em 12 meses, a inflação já acumula alta de 6,55%, ultrapassando o teto da meta, de 6,5%. No acumulado do ano, a taxa está em 4,1%. Na comparação com junho de 2010, o acréscimo apurado é de 0,04 ponto percentual, pois na época, a inflação era de 0,19%.

Outros grupos
Na passagem de maio para junho, além dos grupos Transportes e Alimentos, a inflação dos grupos Habitação (de 0,93% para 0,72%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,96% para 0,72%) e Despesas Pessoais (de 0,81% para 0,6%) apresentaram fortes desacelerações.

No mês, os preços dos remédios (de 2,77% para 0,53%), da energia elétrica (de 1,14% para 0,46%) e da taxa de água e esgoto (de 1,64% para 1,16%) foram destaques de desaceleração.

Além deles, outros grupos registraram desacelerações, porém, em ritmo menor: Educação (0,05% para 0,03%) e Vestuário (de 1,3% para 1,28%). Nesse caso, o maior impacto foi do item roupas infantis, cuja inflação passou de 1,59% para 1,84%.

Os demais grupos apresentaram aceleração no mês: Artigos de Residência (-0,28% para 0,31%) e Comunicação (0,09% para 0,14%).

Regiões
Entre os índices regionais, Recife apresentou a taxa mais alta de junho, com inflação em 0,56%. De acordo com o IPCA, na cidade, o resultado foi influenciado pelos reajustes das tarifas de energia elétrica, que subiram 3,47%.

Goiânia, Brasília e Curitiba, por outro lado, apresentaram os menores resultados do mês, de 0,05%, 0,02% e 0,02%, na ordem. No Rio de Janeiro e em São Paulo, a prévia da inflação do sexto mês do ano foi de 0,36% e 0,19%, nesta ordem.

Fonte: web.infomoney.com.br | 21.06.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência pode ser paga até amanhã

O pagamento da contribuição previdenciária, referente ao mês de abril, de contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos deve ser realizado até amanhã (15).

Previdência Corporate, por Redação

Conselho de Previdência Social fará reunião nesta quinta-feira

O Conselho de Previdência Social (CPS) da Gerência Executiva do INSS em Maceió realiza reunião na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 14h30, no edifício sede, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 149, Centro.

Previdência Corporate, por Redação

INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta segunda-feira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (26) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em abril

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de abril receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresceu 16,26% em 2011

A arrecadação da previdência privada aberta fechou 2011 com aumento de 16,26% em relação a 2010, para 53,5 bilhões de reais em novos depósitos, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Previdência Corporate, por Redação

Brasil e Bélgica assinam termo de ajuste de acordo previdenciário

Brasil e Bélgica assinaram, nesta terça-feira, dia seis, termo de ajuste ao acordo previdenciário entre os dois países, firmado em 2009.O documento foi firmado pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson.

Deixe seu Comentário:

=