Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/07/2014 às 10:27:52

Líderes do Mercosul se reúnem um dia antes de possível calote da Argentina

Os presidentes dos países do Mercosul se reúnem na manhã desta terça-feira (29) em Caracas, na Venezuela, um dia antes de vencer o prazo para a Argentina pagar sua dívida. O assunto deve dominar a pauta do encontro.

Participam da cúpula as presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, e os presidentes do Uruguai, José Mujica, do Paraguai, Horacio Cartes, e da Venezuela, Nicolás Maduro, anfitrião do encontro.

Essa será a primeira reunião do bloco desde julho do ano passado; um encontro previsto para dezembro de 2013 acabou sendo adiado por quatro vezes.

Também será a primeira reunião dos cinco presidentes na cúpula do Mercosul, já que o Paraguai ficou suspenso de junho de 2012 a agosto de 2013, devido à destituição do então presidente Fernando Lugo, e a Venezuela ingressou no bloco em julho do ano passado.

Durante a cúpula, a Venezuela passará a presidência temporária à Argentina, durante seis meses.
Dívida argentina em foco

A Argentina tem até quarta-feira (30) para pagar seus credores ou chegar a um acordo com eles, para evitar o segundo calote da dívida externa em 13 anos.

Representantes do governo argentino reúnem-se nesta terça com o mediador do caso da dívida, Daniel Pollack, em seu escritório em Nova York.

Um novo calote pioraria ainda mais a crise econômica no país e teria impactos negativos, também, nos países do Mercosul, inclusive nas negociações para um possível acordo com a União Europeia.
Chanceler pede apoio por reforma contra "fundos abutres"

Na véspera, o chanceler argentino, Héctor Timerman, pediu que seus colegas do Mercosul se mobilizem por uma reforma do sistema financeiro internacional "que impeça as ações" dos fundos especulativos.

"As ações dos fundos abutres devem nos mobilizar para trabalharmos de maneira decidida, conjunta e coordenada por uma profunda reforma do sistema financeiro internacional", disse Timerman na reunião de chanceleres do Mercosul antes da cúpula do bloco.

Fonte: www.uol.com.br (Com agências de notícias)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Portabilidade de crédito deverá ser feita eletronicamente, diz jornal

Um projeto conjunto entre instituições financeiras, governo e Banco Central (BC)

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam, ainda com esperança de ação do BCE

As especulações dos investidores em relação a um possível anúncio de novas medidas de estímulo à economia da Zona do Euro pelo Banco Central Europeu (BCE) estão segurando as bolsas do mundo em campo positivo.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa à inflação e eleva ao dólar em 2012, diz Focus

O mercado reduziu a estimativa para a inflação oficial (medida pelo IPCA) e elevou para o preço do dólar para este ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (9).

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Deixe seu Comentário:

=