Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/03/2012 às 10:01:22

Mantega negocia desoneração de setores da indústria

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir ao longo de toda esta quinta-feira com quatro setores da indústria (têxtil, aeroespacial, móveis e peças para veículos) para negociar a desoneração da folha de pagamento. A medida deve seguir os moldes usados no programa Brasil Maior, anunciado no ano passado.

À época, o governo anunciou a desoneração da folha de quatro setores, mas houve mudanças desde então. A indústria de móveis recusou o benefício, alegando que a medida não era benéfica e que pagaria mais imposto com a mudança. O setor foi chamado novamente e se reunirá na manhã desta quinta com Mantega.

O Brasil Maior zerou a alíquota de contribuição patronal para a Previdência, que era de 20%. Em contrapartida, as empresas pagariam uma alíquota entre 1,5% e 2,5% sobre o faturamento bruto anual, dependendo do setor.

Na última terça-feira, Mantega anunciou que o governo conversará com cinco setores para dar prosseguimento à desoneração da indústria, que vem tendo prejuízos com o agravamento da crise financeira mundial. Os países mais afetados pelos abalos econômicos têm adotado medidas consideradas "agressivas" pelo governo, o que agrava a situação da indústria brasileira.

Os abalos financeiros fizeram com que as economias avançadas adotassem uma política no sentido de aumentar o volume de moeda circulando e baixar juros. Com isso, mais recursos foram destinados aos bancos, que podem emprestar mais. Esses empréstimos, no entanto, estão nas mãos de investidores, que procuram mercados mais promissores - como o Brasil - para aplicar os recursos. O excesso de moeda estrangeira no Brasil valoriza o real, o que prejudica a indústria e torna os produtos nacionais menos atraentes no mercado externo.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Em junho, saíram mais dólares do que entraram no Brasil

As saídas de dólares do País superaram as entradas em US$ 69 milhões (cerca de R$ 138 milhões), neste mês, até o dia 14, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Reunião sobre questão fiscal deve ditar ritmo dos mercados

As bolsas devem permanecer próximas da estabilidade e operar com volatilidade; investidores aguardam decisões mais contundentes do congresso americano para evitar o abismo fiscal.

Notícias Gerais, por Redação

Investir em fundo de resgate europeu pode beneficiar Brasil,dizem analistas

O Brasil e outros países emergentes ganhariam força ao eventualmente investir no Fundo Europeu de Estabilização Financeira, que deve ser ampliado para poder evitar o contágio da crise da dívida na zona do euro, afirmam analistas ouvidos pela BBC Brasil.

Deixe seu Comentário:

=