Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/05/2014 às 10:23:36

Juros referentes a empréstimos bancários deverão ser mantidos em 11%

O Banco Central deverá encerrar, nesta semana, um dos mais longos e pesados ciclos de alta nos juros básicos da última década. Durante um ano, a taxa que serve de referência para empréstimos bancários e toda a economia subiu 3,75 pontos percentuais, saltando da mínima histórica, 7,25% ao ano, até chegar ao patamar atual de 11%, alcançado no mês passado. Mesmo assim, a inflação não cedeu.
 
Diversos itens do dia a dia do brasileiro, como alimentos e serviços, acumulam, ano a ano, variações acima de 8%. E, mesmo a taxa oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o parâmetro usado pelo governo para avaliar o custo de vida no país, está persistentemente acima do centro da meta de 4,5% ao ano. No acumulado em 12 meses até abril, ela atingiu a marca de 6,28%.
 
Não seria uma surpresa se, diante desses números, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidisse dar continuidade à elevação dos juros básicos na reunião que se inicia amanhã e que acaba quarta-feira. Mas, para analistas de mercado financeiro, pesará a favor do fim da alta de juros o baixo crescimento econômico e a proximidade com as eleições presidenciais de outubro. Uma resposta de juros agora parece ineficaz, porque o efeito da elevação da Selic sobre a atividade econômica já está ocorrendo, diz o economista-chefe da Franklin Templeton Investments, Carlos Thadeu Filho.


Ele chama a atenção para a piora do varejo e da indústria neste início de ano, que estão abarrotados de estoques, e para a baixa confiança de empresários e consumidores, o que ajuda a reduzir ainda mais a possibilidade de retomada do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. Nesse cenário, emenda o economista-chefe da Sul América Investimentos, Newton Rosa, elevar ainda mais os juros básicos até que a inflação, enfim, ceda para o centro da meta de 4,5% ao ano seria jogar o país numa recessão.
 
Fonte:Correio Braziliense Online - Brasília/DF - BRASIL / ECONOMIA / POLÍTICA


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ainda é a melhor opção?

Forma de investimento favorita dos brasileiros, a poupança bateu recorde de captação em junho, mesmo com rendimento menor que a inflação

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor de maior renda é a que mais cresce em abril

Os consumidores brasileiros de todos os níveis de renda ficaram mais confiantes neste mês. Pelo Índice de Confiança do Consumidor medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas)

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores devem entregar declaração de rendimentos até 31 de maio

Os empreendedores individuais devem entregar até 31 de maio a declaração de rendimentos, a DASN-Simei, referente ao ano-calendário 2011, à Receita Federal. A obrigatoriedade vale para os empreendedores formalizados até 31 de dezembro de 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Agência aprova resolução contra bombas atômicas no Oriente Médio

Estados membros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) adotaram nesta sexta-feira uma resolução pedindo que todos os países do Oriente Médio adiram a um tratado mundial antinuclear, depois de um debate que evidenciou as profundas divisões entre Israel e as nações árabes.

Deixe seu Comentário:

=