Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/03/2011 às 15:29:35

Japão: cadeias de fornecimento globais sofrerão grandes interrupções

As organizações precisam se preparar para a possibilidade de uma interrupção prolongada nas cadeias de fornecimento globais resultante do terremoto e do tsunami no Japão. Muitas empresas multinacionais que dependem de fabricantes japoneses na área de bens e serviços, bem como em vendas, podem ser afetadas durante alguns meses por interrupções na cadeia global de fornecimentos. Este é o alerta da multinacional Marsh, uma das maiores corretoras de seguros do mundo.

Segundo o executivo Gary Lynch, líder de gerenciamento de riscos das cadeias de fornecimento da Marsh Risk Consulting, dado que as prioridades imediatas no Japão deverão ser sociais e não econômicas, as repercussões destes desastres nas economias globais devem ocorrer muito lentamente; muitas das consequências econômicas ainda não ocorreram. Uma empresa multinacional cuja cadeia de fornecimento possa ser afetada pela catástrofe deve começar a assumir agora que seu negócio será fortemente interrompido por um período prolongado e desenvolver uma estratégia de mitigação eficaz. Ao invés da destruição física das instalações de produção, a maioria das interrupções na cadeia de fornecimento devido a esta catástrofe deverá ser causada por problemas ligados à infraestrutura, energia, eletricidade, transporte, e restrições em estradas/acessos a portos.

O impacto mais significativo inicial será nas indústrias de alta tecnologia, aço e automobilística, que serão seguidas rapidamente por aquelas que dependem dessas indústrias, tais como as de instrumentos médicos, fornecedoras de equipamentos de comunicação, concessionárias de veículos, solar, construção naval, aviação e eletrônicos. "Este é mais um sinal de alerta para as empresas que ainda têm que fortalecer a resiliência de suas cadeias de fornecimento globais. Apesar de grandes perdas devido à interrupção na cadeia de fornecimento em acontecimentos passados, muitas empresas que operam no mercado global continuam gerenciando o risco de interrupção da cadeia de fornecimento de modo ineficiente”, afirma o especialista.

Para o executivo, as empresas multinacionais precisam ter um entendimento completo de sua cadeia de fornecimento, inclusive dos mercados para os quais vendem, dos fornecedores em que confiam e das dependências críticas que existem ao longo da cadeia de fornecimento. “O planejamento eficaz, às vezes, pode fazer toda a diferença, determinando se uma empresa sobreviverá ou não."

Fonte: www.cqcs.com.br | 22.03.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Capitalização tem livreto para ajudar consumidor

A Federação Nacional das Empresas de Capitalização (FenaCap) lançou um conjunto de livretos que trazem os chamados poCapitalização tem livreto para ajudar consumidor

Notícias Gerais, por Redação

Para presidente do BC, há espaço para estímulo econômico

Há espaço para uma política de afrouxamento monetário no Brasil sem o comprometimento da inflação, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, bancos brasileiros são mais regulados que de outros países

A presidente Dilma Rousseff afirmou na coluna semanal "Conversa com a Presidenta", publicada em diversos jornais nesta terça-feira (24), que o governo tem trabalhado para aprimorar as normas de proteção ao consumidor dos serviços financeiros.

Notícias Gerais, por Redação

Juros recuam para menor patamar da série histórica; veja taxas

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em setembro, de acordo com a pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=