Publicado por Redação em Dental - 28/10/2015 às 11:03:58

Intolerância à lactose pode ser a causa do mau hálito

Em caso de halitose, é possível suspeitar de intolerância à lactose e, com isso, investigar mais a fundo com exames

Problema é solucionado com restrição alimentar ou com suplementação da enzima lactase

Nos casos de intolerâncias moderadas e severas, em que a pessoa persiste consumindo alimentos ricos em lactose, um efeito adverso importante é o mau hálito. As pessoas com intolerância à lactose perdem a capacidade de digerir essa substância, que é o açúcar do leite. Isso porque seus organismos produzem uma quantidade da enzima lactase insuficiente para a digestão adequada.

Nessas circunstâncias, partículas de lactose, que deveriam ter sido quebradas em moléculas de glicose, menores e prontas para entrar na corrente sanguínea para serem utilizadas como fonte de energia por vários tecidos do organismo, não sofrem digestão normal e permanecem inteiras dentro de seus intestinos.

Essa lactose no intestino humano acaba servindo de fonte de nutrientes e energia para bactérias residentes nesse local, que liberam gases mau cheirosos ricos em enxofre como resultado final de seu processo digestivo. Assim, a pessoa pode sentir cólicas, dores e desconforto intestinal e até mesmo diarreias.

“Como o intestino é extremamente vascularizado, uma parte desses gases mau cheirosos e ricos em enxofre pode ser reabsorvida em direção à corrente sanguínea e ser eliminada via pulmonar, junto com o ar expirado (tanto pela boca quanto pelas narinas), o que causa uma halitose característica de odor fecal”, diz a presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), Maria Cecília Aguiar.

Outra causa importante para o mau hálito nesses casos são as diarreias de repetição, pois causam desidratação no organismo e esta, por sua vez, favorece a uma diminuição do fluxo salivar. “Com a diminuição da salivação, microrganismos orais se multiplicam, aumentando a formação de saburra lingual e de problemas bucais e, assim, ocorre halitose bucal”, explica.

Luz no fim do túnel

A boa notícia é que se a halitose for devido à intolerância, deve passar com eliminação do consumo de lactose ou com suplementação adequada da enzima lactase. Assim, em caso de halitose, é possível suspeitar de intolerância à lactose e, com isso, investigar mais a fundo com exames. Mas o hálito da intolerância à lactose não tem um cheiro característico, é preciso diferenciar da halitose causada por outros problemas intestinais.

Segundo a especialista, existe um exame para intolerância à lactose que mede o problema pelo hálito, por meio de um equipamento. Porém, o teste mais confiável para medir a intolerância é o exame de sangue. “Por isso, o ideal é consultar um profissional qualificado no diagnóstico e tratamento do mau hálito. No site da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), há uma listagem de profissionais no país”, afirma Maria Cecília.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Amálgama dental: seu uso e possíveis efeitos tóxicos

Embora tenham opiniões diferentes quanto à toxicidade do material, especialistas avaliam que, aos poucos, o amálgama deixará de ser usado

Dental, por Redação

Os benefícios da Odontopediatria

A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais,

Dental, por Redação

Escovação deve ser feita desde os primeiros dentes

Neste Dia das Crianças é bom lembrar a importância da escovação de dentes dos pequenos. Dicas simples podem evitar o aparecimento de cáries, como o uso de creme dental com flúor e criar o hábito de limpar os dentes após a amamentação noturna.

Dental, por Redação

Qualidade de Vida e Saúde Bucal

Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.

Deixe seu Comentário:

=