Publicado por Redação em Dental - 29/12/2011 às 13:54:49
Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo
Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.
Os pesquisadores encontraram mudanças nas bactérias presentes na boca, antes mesmo do desenvolvimento da doença, que consiste em uma inflamação nos pulmões.
A equipe observou 37 pacientes durante um mês e descobriu que os que usavam ventilação mecânica para respirar e desenvolveram pneumonia, tinham a composição bacteriana existente na boca alterada.
Para o autor do estudo, Samit Joshi, a descoberta ajuda a melhorar a forma de prevenção da doença no futuro, que poderá ser feita com a manutenção das bactérias presentes na boca.
A pesquisa não é a primeira a relacionar má higiene bucal ao aparecimento de doenças respiratórias, ainda que muitas das infecções respiratórias sejam causadas pela inalação de bactérias no ar.
Para prevenir a doença, o estudo indica escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com pasta dental com flúor, além de usar fio dental e evitar comidas doces.
Fonte:noticias.uol.com.br|29.12.11
Posts relacionados
Dental, por Redação
Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%.
A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios.
e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake.
Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista.
Fonte: EBC
Dental, por Redação
Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.
Dental, por Redação
O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. Segundo pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos
Deixe seu Comentário: