Publicado por Redação em Dental - 29/01/2013 às 16:26:54

Veja como aliar homeopatia à odontologia

A homeopatia já ganhou espaço na odontologia. Apesar de ainda não ser reconhecida como especialidade, tem se mostrado muito eficaz em alguns tratamentos bucais. Desde a anamnese, o atendimento é diferenciado. O cirurgião-dentista homeopata pode gastar o dobro do tempo ou mais em uma consulta. Isso porque é preciso conhecer muito mais do que detalhes sobre a saúde oral. Esse profissional busca o conhecimento do indivíduo como um todo, inclusive sua personalidade.

Criada no século 19, a ideia da homeopatia é tratar a pessoa como um todo e não apenas curar sintomas e doenças. Principalmente na área de estomatologia – que estuda patologias orais – a homeopatia tem trazido bons resultados. Um exemplo são os casos de aftas recorrentes. Normalmente, apenas os sintomas são tratados, com analgésicos, por exemplo. Com os remédios homeopáticos, o objetivo é tratar o paciente para equilibrar seu organismo, estimular seu sistema imunológico para que as aftas não voltem a aparecer.
 
Mesmo nos procedimentos cirúrgicos, a homeopatia é utilizada na odontologia. Apesar de ser preciso usar as anestesias comuns, os remédios homeopáticos previnem hemorragias, desmaios e crise de pânico e atuam na aceleração de cicatrização de tecidos moles e duros, o que melhora o bem-estar do paciente de forma geral. “As medicações homeopáticas também podem ser usadas em questões clínicas, como gengivites, abscessos e dor de dente”, diz a cirurgiã-dentista Carmen Silva, especialista em homeopatia.
 
Para quem sofre de odontofobia – medo de ir ao dentista –, doença que atinge de 15% a 20% da população, o tratamento homeopático também é recomendável. Por meio da anamnese homeopática, o profissional tenta identificar em que momento a ansiedade começa a se manifestar, que tipo de sentimento é desencadeado e como a pessoa lida com ele. Assim, com a homeopatia, pode-se medicar esses pacientes para equilibrar o organismo e quebrar essa cadeia de eventos que resultam no medo do dentista.
 
Como conservar remédios homeopáticos
 
- Mantenha o medicamento sempre na embalagem original e bem fechado.
- Conserve-os longe de luzes fortes, de fontes de calor, umidade, e de equipamentos que emitem radiações (rádio, televisão, aparelhos de som, geladeiras, microondas, telefone celular e etc).
- Evite guardar o medicamento próximo de substâncias que exalem cheiro forte (canfora, perfumes, temperos, remédios, produtos de limpeza e etc).
 
Fonte: Terra

Seguro Educacional

Posts relacionados

Dental, por Redação

As 5 características principais da escova de dentes ideal

Você sabe qual é a melhor escova de dentes para manter a sua saúde bucal?

Dental, por Redação

Conheça a anatomia da boca

A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Os dentes cortam os alimentos em partes menores.

Dental, por Redação

Escolha inteligente de bebidas para uma boa saúde dental

Atualmente, há um monte de bebidas para escolher quando você está com sede, de refrigerantes e energéticos a águas engarrafadas premium e cafés variados, mas será que sua bebida preferida é saudável para os dentes e gengiva?

Deixe seu Comentário:

=