Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/04/2012 às 08:49:14

INSS recebe sugestões sobre prazos do auxílio-doença

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abriu, no início deste mês, consulta pública para definir uma nova lista com os prazos para afastamento do trabalho por doença ou lesão.

Até quinta-feira, dia 26, é possível sugerir quantos dias o trabalhador deve ficar em repouso, a depender da situação em que se encontra.

A chamada "tabela de repouso" em consulta pública, explica nota técnica do Ministério da Previdência Social, leva em conta a média histórica dos dias parados por doença, diretrizes do INSS e parâmetros internacionais.

Segundo a tabela, sinusite aguda, por exemplo, requer cinco dias de afastamento, e cólera, sete dias.

A ideia é que médicos e sociedade, de forma ampla, possam opinar sobre os prazos hoje praticados.

De acordo com o modelo hoje em vigor, o trabalhador precisa passar por perícia médica do INSS somente a partir do 16º dia parado, quando começa a ser custeado pelo instituto --até esse momento, cabe à empresa pagar pelos dias em que o trabalhador ficar parado devido à doença.

Quem quiser fazer sugestões deve enviar e-mail para diretrizes.medicas@previdencia.gov.br ou escrever para Setor de Autarquias Sul, quadra dois, bloco O, sala 712, Brasília (DF), CEP 70.070-946.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: número de cartões de crédito no Brasil é metade dos EUA

Uma pesquisa aponta que o número de cartões de crédito no Brasil é cinco vezes maior que o do Reino Unido, porém é a metade dos Estados Unidos. Segundo informações da consultoria GoOn, divulgadas nesta terça-feira,

Notícias Gerais, por Redação

Brasil e México fecharão acordo bom para ambos, diz Pimentel

Brasil e México vão fechar um acordo automotivo que seja bom para ambos os países, disse nesta quinta-feira o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em Pernambuco, segundo informou sua assessoria de imprensa.

Notícias Gerais, por Redação

Ataque do Taleban à Embaixada dos EUA em Cabul deixa nove mortos

O número de mortos pelo ataque do Taleban à Embaixada dos EUA e à sede da Otan no Afeganistão subiu para nove, segundo a agência de notícias Reuters. Ao menos quatro policiais, três civis e dois insurgentes morreram e outras 23 pessoas ficaram feridas

Deixe seu Comentário:

=