Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/02/2013 às 10:00:44
INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta sexta-feira
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta sexta-feira (22) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.
Os primeiros a receber são os segurados com cartão de pagamento com final 1. Na próxima segunda-feira (25) recebem os segurados com cartão final 2 e assim sucessivamente.
Calendário O pagamento de quem ganha acima de um salário mínimo começa no dia 01 de março, quando recebem os segurados com cartão de pagamento final 1 e 6.
Veja abaixo o calendário detalhado para os pagamentos dos benefícios:
Até 1 Salário Mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1
22/02
2
25/02
3
26/02
4
27/02
5
28/02
6
01/03
7
04/03
8
05/03
9
06/03
0
07/03
Acima de 1 salário mínimo
Final de Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1 e 6
01/03
2 e 7
04/03
3 e 8
05/03
4 e 9
06/03
5 e 0
07/03
Cuidados especiais Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.
Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações.
Cartão O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não a esqueça e ninguém consiga decifrá-la.
Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.
Terceiros Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.
Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.
Abordagem Muito cuidado. Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.
Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.
Fonte: br.noticias.yahoo.com
Posts relacionados
Previdência instala 242 agências em quatro anos
A previdência social completa nesta segunda-feira a instalação de 242 novas agências em todo o País, desde 2009, quando começou o plano de expansão de agências, com o objetivo de atender a população das cidades com mais de 20 mil habitantes.
INSS e Susep lideram pedidos com base na Lei de Acesso à Informação
Levantamento da CGU (Controladoria-Geral da União) aponta que a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são os órgãos com mais solicitações de informações e esclarecimentos de dúvidas com base na Lei de Acesso à Informação.
Previdência complementar pode exigir idade mínima ou aplicar redutor à aposentadoria
É possível a estipulação, no contrato de adesão a planos de previdência privada, de idade mínima para que o participante possa fazer jus ao benefício, ou a incidência de fator redutor à renda mensal inicial,
Veja as vantagens e como implantar a previdência privada
Estruturar um pacote de benefícios atraente é uma das formas de fazer com que uma empresa consiga contratar e reter profissionais talentosos. Além de pagar um salário compatível com o mercado, e agregar vantagens como vale-alimentação ou assistência médica,
INSS fecha acordo para pagamento de revisão de benefícios por incapacidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou na última quinta-feira, em São Paulo, proposta de acordo ao Ministério Público de São Paulo e ao Sindicato Nacional dos Aposentados para a revisão do cálculo de 2.797 milhões de benefícios por incapacidade pagos pelo Instituto e originados entre os anos de 1999 e 2009.
Aposentadoria por idade, períodos urbano e rural
As leis previdenciárias, assim com a legislação em geral, evoluem com a sociedade. No que se refere à Previdência Social, benefícios antigos dão lugar a novos e a legislação previdenciária aplicada à área rural vem evoluindo nas últimas duas décadas.
Ministro da Previdência anuncia restrições para pensão vitalícia
O privilégio das pensões concedidas pela vida toda mediante o pagamento de poucos meses de contribuição vai acabar, avisou ontem o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
Previdência privada cresce 23,8% até julho e capta R$28 bilhões
O mercado de previdência privada aberta arrecadou R$ 28,7 bilhões entre janeiro e julho, crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado.


