Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/02/2013 às 10:00:44
INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta sexta-feira
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta sexta-feira (22) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.
Os primeiros a receber são os segurados com cartão de pagamento com final 1. Na próxima segunda-feira (25) recebem os segurados com cartão final 2 e assim sucessivamente.
Calendário O pagamento de quem ganha acima de um salário mínimo começa no dia 01 de março, quando recebem os segurados com cartão de pagamento final 1 e 6.
Veja abaixo o calendário detalhado para os pagamentos dos benefícios:
Até 1 Salário Mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1
22/02
2
25/02
3
26/02
4
27/02
5
28/02
6
01/03
7
04/03
8
05/03
9
06/03
0
07/03
Acima de 1 salário mínimo
Final de Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1 e 6
01/03
2 e 7
04/03
3 e 8
05/03
4 e 9
06/03
5 e 0
07/03
Cuidados especiais Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.
Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações.
Cartão O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não a esqueça e ninguém consiga decifrá-la.
Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.
Terceiros Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.
Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.
Abordagem Muito cuidado. Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.
Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.
Fonte: br.noticias.yahoo.com
Posts relacionados
Governo prepara mudança na previdência aberta
O governo vai reformular as regras de aplicação dos investimentos dos fundos de previdência aberta, conhecidos como PGBL e VGBL.
Devo sair do plano de previdência da minha empresa?
Dúvida do internauta: Tenho quase dois anos de contribuição em uma previdência privada que entrei quando comecei a trabalhar. Nesta empresa, para cada 1 real que eu contribuía, ela contribuía com o mesmo valor.
Comprovante de pagamento do INSS pode ser obtido em bancos
Os segurados da Previdência Social podem acessar, desde ontem, nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores, o comprovante mensal de pagamento (contracheque) da folha de janeiro, que começou a ser paga nesta data.
INSS realiza pagamento para beneficiários com cartão final 3
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo e que possuem o cartão com final 3, desconsiderando o dígito, irão receber o benefício nesta sexta-feira.
Previdência Social inclui novas sete atividades no Empreendedor Individual
O Programa Empreendedor Individual já conta com 471 categorias. Isso porque sete novas categorias foram incluídas no início deste ano, segundo estabeleceu a Resolução 94 do Comitê Gestor do Simples Nacional e da Receita Federal.
Previdência privada x IR 2012: ainda dá tempo de reduzir a mordida do leão
O ano ainda não acabou, mas, para efeitos de imposto de renda, são rendimentos, investimentos e aquisições realizados até o final do ano-calendário que contam. Por exemplo: quem vai declarar IR entre março e abril de 2012 deve ter em mente, e nas mãos, os documentos referentes ao ano de 2011.
Se escolha do plano de previdência for mal feita, investidor pode ter prejuízo
Nesta época, bancos oferecem planos em grande escala sob o argumento do benefício tributário; especialistas alertam para riscos