Publicado por Redação em Previdência Corporate - 22/02/2013 às 10:00:44
INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta sexta-feira
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta sexta-feira (22) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.
Os primeiros a receber são os segurados com cartão de pagamento com final 1. Na próxima segunda-feira (25) recebem os segurados com cartão final 2 e assim sucessivamente.
Calendário O pagamento de quem ganha acima de um salário mínimo começa no dia 01 de março, quando recebem os segurados com cartão de pagamento final 1 e 6.
Veja abaixo o calendário detalhado para os pagamentos dos benefícios:
Até 1 Salário Mínimo
Final do Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1
22/02
2
25/02
3
26/02
4
27/02
5
28/02
6
01/03
7
04/03
8
05/03
9
06/03
0
07/03
Acima de 1 salário mínimo
Final de Benefício Data do Pagamento
Fonte: Previdência Social
1 e 6
01/03
2 e 7
04/03
3 e 8
05/03
4 e 9
06/03
5 e 0
07/03
Cuidados especiais Na época do pagamento dos benefícios, aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais. Para aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão na fila dos bancos, é preciso mais atenção.
Isso porque os golpistas já utilizam telefonemas e até visitas às casas dos beneficiários para conseguir o dinheiro. Para que as pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações.
Cartão O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível, para que você não a esqueça e ninguém consiga decifrá-la.
Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Lembre-se também de solicitar seu cancelamento imediato.
Terceiros Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança.
Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.
Abordagem Muito cuidado. Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.
Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.
Fonte: br.noticias.yahoo.com
Posts relacionados
Déficit da previdência de servidor federal cresce 5,8% no 1º semestre
O déficit da previdência social dos servidores públicos civis e militares não para de crescer. No primeiro semestre deste ano o rombo do governo federal para pagamento desses benefícios foi de R$ 29,258 bilhões, o que representa aumento nominal de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado
Previdência vai reduzir valor de pensões do INSS
Depois de alterar as regras da aposentadoria dos novos servidores da União, o Ministério da Previdência Social vai atacar as pensões do INSS. Uma minirreforma previdenciária planejada pelo governo prevê reduzir direitos, especialmente, das viúvas mais novas.
Mudanças em previdência complementar só afetam os que se filiaram após a nova regra
A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que uma beneficiária da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) não está sujeita ao limite mínimo de 55 anos de idade para receber aposentadoria complementar.


