Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/05/2013 às 16:12:26

INSS define regras para a aposentadoria de deficiente

O INSS definiu as regras para a aposentadoria de deficientes. A aposentadoria sem desconto também beneficiará quem se tornou deficiente após se filiar ao INSS, segundo o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim.

Ou seja, quem não nasceu deficiente, mas adquiriu o problema quando já estava trabalhando, após um acidente, por exemplo, também terá direito à aposentadoria sem o desconto do fator. O fator é um índice que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição do segurado e a expectativa de vida da população.

Ele costuma reduzir o valor do pagamento, mas, no caso do deficiente, só será aplicado se for aumentar o benefício. Segundo Leonardo Rolim, para ter direito às regras mais benéficas, será exigido um tempo mínimo com a deficiência. Porém, na opinião de advogados, como esse tempo mínimo não está na lei, ele poderá ser questionado no Judiciário, caso seja estipulado pelo próprio INSS.
 
Fonte: montesclaros.com

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR: aposentados que ganharam atrasados do INSS devem pedir novo informe

Ao menos 35 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam informes de rendimentos errados dos atrados em 2012 e tiveram o Imposto de Renda (IR) descontado a mais, informou o jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira.

Previdência Corporate, por Redação

INSS dará mais atrasados a quem pediu revisão dos auxílios no posto

Os segurados que pediram a revisão dos auxílios no posto do INSS antes de a Justiça determinar a correção automática dos benefícios ganharão atrasados maiores.

Previdência Corporate, por Redação

Uso de benefícios de previdência estadual não afasta direito de restituição para servidor

Nas ações que visam à restituição de valores pagos compulsoriamente a institutos de previdência estaduais, o uso ou não de serviços de saúde prestados aos servidores públicos é irrelevante.

Previdência Corporate, por Redação

Deficit da Previdência do funcionalismo vai superar R$ 60 bi em 2012

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, projetou que o deficit do regime de previdência dos servidores públicos federais superará R$ 60 bilhões em 2012.

Deixe seu Comentário:

=