Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/05/2013 às 16:12:26
INSS define regras para a aposentadoria de deficiente
O INSS definiu as regras para a aposentadoria de deficientes. A aposentadoria sem desconto também beneficiará quem se tornou deficiente após se filiar ao INSS, segundo o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim.
Ou seja, quem não nasceu deficiente, mas adquiriu o problema quando já estava trabalhando, após um acidente, por exemplo, também terá direito à aposentadoria sem o desconto do fator. O fator é um índice que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição do segurado e a expectativa de vida da população.
Ele costuma reduzir o valor do pagamento, mas, no caso do deficiente, só será aplicado se for aumentar o benefício. Segundo Leonardo Rolim, para ter direito às regras mais benéficas, será exigido um tempo mínimo com a deficiência. Porém, na opinião de advogados, como esse tempo mínimo não está na lei, ele poderá ser questionado no Judiciário, caso seja estipulado pelo próprio INSS.
Ele costuma reduzir o valor do pagamento, mas, no caso do deficiente, só será aplicado se for aumentar o benefício. Segundo Leonardo Rolim, para ter direito às regras mais benéficas, será exigido um tempo mínimo com a deficiência. Porém, na opinião de advogados, como esse tempo mínimo não está na lei, ele poderá ser questionado no Judiciário, caso seja estipulado pelo próprio INSS.
Fonte: montesclaros.com
Posts relacionados
INSS poderá antecipar pagamento de benefício
Comissão do Senado aprova Benefício da Prestação Continuada a partir dos 60 anos
Plano de previdência privada garante desconto no Imposto de Renda
Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda poderá obter desconto de até 12% em sua renda tributável, caso tenha planos de previdência privada tradicional ou PGBL.
Número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência chega a 283 mil
Meta do governo é chegar a 1 milhão de formalizações até 2015.
INSS: 83% dos consignados são parcelados de 49 a 60 meses
As operações de crédito consignado realizadas por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) somaram 969.519 em março. Do total de empréstimos, 83,74% ou 811.907 foram parcelados entre 49 e 60 meses.
Para ministro da Previdência, fundo de aposentadoria do servidor deve ser aprovado este semestre no Senado
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, está convencido de que o Senado Federal vai aprovar ainda neste semestre o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).
PSDB quer aprovar previdência dos servidores, mas defende fundo único
Com um discurso de "coerência história", o PSDB indica que vai votar a favor da criação da previdência complementar do servidor público (Funpresp - PL 1992/07),
INSS: revisão de fator pode dar até R$ 17 mil a aposentados
As pessoas que pediram a aposentadoria entre novembro de 1999 e dezembro de 2004, tendo o fator previdenciário acima de 1, podem pedir a revisão do benefício. De acordo com o advogado Diego Franco Gonçalves, do escritório Francisco Rafael Gonçalves, os atrasados podem chegar a R$ 17.400.
PGBL ou VGBL: perfil do contribuinte pode determinar escolha da previdência privada
Com a chegada do final do ano, instituições financeiras começam campanhas de incentivo à adesão a um plano de previdência privada, focando nos benefícios fiscais da modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre),


