Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/03/2012 às 16:57:08

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

O dado consta em pesquisa feita pelo Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), que ouviu a opinião de mais de 13 mil jovens cadastrados em seu banco de dados. Desse total, apenas 20% acreditam que a economia não terá um desempenho relevante este ano.

O futuro do País
Na análise do professor de economia da Unesp, Cláudio Paiva, esse resultado reflete perspectivas que vão além do ano de 2012. Na prática, o professor acredita que a maioria dos jovens está otimista, pois leva em conta fatores como os eventos esportivos - Copa do Mundo e Olimpíada - e a atual dificuldade que o mercado está enfrentando para encontrar mão de obra qualificada.

Além disso, eles consideram a exploração do pré-sal e os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os jovens entendem que ambos os eventos vão demandar mais mão de obra e impulsionarão a economia.

A realidade, porém, é outra. Apesar desses fatores, há outros pontos, nem sempre considerados pelos jovens, que acabam limitando o crescimento da economia. Inflação, juros e câmbio são alguns deles. Na análise do professor, a economia brasileira não se sairá muito bem no primeiro semestre deste ano, lembrando que o próprio crescimento de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2011, anunciado na terça-feira (6), foi muito fraco.

Outro fator que possivelmente anima os jovens é comparar o Brasil com o resto do mundo. “Se você falar com um jovem na Grécia, em Portugal e na Espanha, verá que estão extremamente pessimistas quando a economia de seus países”, diz Paiva.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dívida Pública Federal fica estável, a R$ 1,94 trilhão, em abril

Uma forte concentração de vencimentos de títulos prefixados neutralizou os efeitos dos juros e fez a Dívida Pública Federal (DPF) ficar praticamente estável em abril.

Notícias Gerais, por Redação

Malha fina nas empresas

A Receita Federal pretende finalizar neste ano o projeto que cria a malha fina para pessoas jurídicas. Com o sistema informatizado pronto, será possível revisar de 20 mil a 30 mil declarações de empresas em um ano.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia seguem NY e sobem com esperança por Grécia

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, atingindo a máxima em mais de cinco meses, com os investidores mantendo vivas as esperanças de que haja um acordo sobre os detalhes do novo programa de ajuda externa à Grécia, apesar dos atrasos.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem com cautela após corte da Itália

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com exceção de Tóquio, mas com cautela depois do rebaixamento da Itália pela Standard & Poors e enquanto a Grécia negociava empréstimos com os credores internacionais, em meio a preocupações de que a crise de dívida da Europa desencadeie uma crise bancária.

Deixe seu Comentário:

=