Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/12/2013 às 11:00:35

Preço de passagens aéreas sobe 20% e puxa prévia da inflação a 0,75%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,75% em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (19).

Em novembro, o índice tinha subido 0,57%. Em dezembro de 2012 o IPCA-15 havia ficado em 0,69%.

Em 2013, a prévia da inflação já fechou o ano com alta de 5,85%. O IPCA-15 é calculado pelo IBGE com base nos preços até o dia 12 de dezembro.

A meta de inflação do Banco Central é de 4,5% medidos pelo IPCA. Há uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou menos, ou seja, o intervalo vai de 2,5% a 6,5%.
Passagens aéreas e gasolina puxam alta da inflação

Os maiores impactos individuais na prévia da inflação foram dos preços das passagens aéreas, que subiram 20,15%, e da gasolina, com preços 2,15% mais altos.

Os dois itens têm grande peso na composição do índice: juntos, foram responsáveis por um quarto do IPCA-15.

Um aumento nos preços do etanol (2,42%) e do conserto de automóveis (1,06%) também ajudaram a puxar para cima a categoria dos Transportes, que registrou alta de 1,17%.

Apesar desta aceleração, o grupo acumula alta de apenas 2,65% no ano, a segunda menor alta acumulada entre todas as áreas pesquisadas pelo IBGE.

O índice do mês também foi influenciado pelo item empregado doméstico, cuja variação foi de 0,86% que, junto com outros itens em alta, como excursão (9,39%), cigarro (2,47%), manicure (1,28%) e cabeleireiro (1,22%), levaram as Despesas Pessoais ao maior resultado de grupo, com alta de 1,18% nos preços.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira vive momento de recuperação cíclica, diz Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que a economia brasileira está em momento de "recuperação cíclica". De acordo com a Carta de Conjuntura divulgada nesta terça-feira, o ciclo atual é "bem distinto" do observado em outros anos e isso pode atrapalhar a previsibilidade política-econômica.

Notícias Gerais, por Redação

STF muda regra de pagamento de dívidas do governo a pessoas físicas e empresas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que parte da Emenda Constitucional 62/2009 - que, entre outros, permitia que Estados e municípios parcelassem dívidas judiciais (precatórios) - é parcialmente inconstitucional.

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda criar incentivos para mercado de capitais, diz jornal

Depois de reduzir a taxa básica de juros a um nível histórico, o Governo prepara agora a regulamentação de novos produtos financeiros para incentivar o mercado de capitais, segundo publicação no jornal Valor Econômico desta terça-feira (4)

Notícias Gerais, por Redação

Brasil é menos afetado pela crise externa, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que, apesar dos problemas externos, o Brasil ainda é um dos países menos afetados pela crise, pois depende menos dos mercados externos comparativamente a outros países emergentes.

Notícias Gerais, por Redação

Segmento Bovespa gira R$ 163,6 bilhões em maio

O governo continuará atuando para reduzir ao máximo a volatilidade (variação excessiva) cambial, mas manterá a política de câmbio flutuante.

Deixe seu Comentário:

=