Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/10/2011 às 12:50:59

Guarulhos e HC usam webconferência para solucionar casos clínicos

A rede municipal de saúde de Guarulhos firmou uma parceria com o Hospital das Clínicas para a discussão de casos clínicos de difícil solução. A partir de agora, é possível a realização de webconferências entre os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos e especialistas da Faculdade de Medicina da USP em torno de situações complexas do atendimento na rede.

Segundo o professor chefe da disciplina de Telemedicina da USP e coordenador do Núcleo São Paulo do Telessaúde Brasil, Chao Lung Wen, não se trata de uma aula online, mas da discussão sobre casos mais complicados. Se o problema não puder ser resolvido durante a webconferência, um grupo de especialistas do Hospital das Clínicas debaterá o problema e depois dará um retorno aos profissionais da rede.

Serão promovidas duas webconferências por semana, sendo uma para médicos e outra para enfermeiros, com uma hora de duração cada. Os profissionais poderão participar do debate usando computadores, notebooks ou tablets, equipados com webcam, em uma conexão on-line. No primeiro encontro, médicos e enfermeiros das UBS São Rafael, Belvedere, Soberana e Mário Macca (Cumbica) irão participar da discussão de 12 casos clínicos sobre diabetes, a partir desta sexta-feira (21).

Para o professor de Telemedicina da USP, trata-se de um programa de qualificação permanente, com suporte assistencial quando houver necessidade. De acordo com ele,  como nem todos podem participar, os debates serão gravados e os vídeos disponibilizados no site Tela Saúde de SP.

O Telessaúde é uma ação do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 21.10.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa quer reduzir impacto da falta de medicamentos

A Anvisa aprovou nesta terça-feira resolução que coloca em debate ações destinadas a minimizar o impacto da interrupção da produção de medicamentos ou produtos por fabricantes.

Saúde Empresarial, por Redação

Educação alimentar traz saúde e vitalidade

A educação alimentar deve começar bem cedo. Os pais não podem deixar que os hábitos alimentares errados e o sedentarismo façam parte da vida de seus filhos, abrindo caminho para vários problemas de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Sinais, tratamentos e pesquisas: tire dúvidas sobre Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer ¿ Regional São Paulo, estima-se que, em todo o mundo, mais de 35 milhões de pessoas sejam afetadas por ela e, no Brasil, mais de um milhão.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo diz que é possível evitar mais de 40% dos casos de câncer

Cerca de 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos registrados em mulheres no Reino Unido são causados pelo estilo de vida e podem ser prevenidos, diz um estudo publicado nesta terça-feira (6) na revista médica "The British Journal of Cancer".

Deixe seu Comentário:

=