Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/09/2011 às 12:24:04

Grupo testa transfusão de hemácias produzidas em laboratório

Pesquisadores em Paris realizaram com sucesso uma transfusão de glóbulos vermelhos (hemácias) produzidos em laboratório a partir de células-tronco.

Há pesquisas anteriores que envolvem a geração de células sanguíneas a partir de células-tronco --o sangue sintético--, mas esta seria a primeira a mostrar que elas podem sobreviver ao serem injetadas no corpo humano.

A descoberta pode levar à criação, no futuro, de suprimentos de sangue individualizados --no experimento, o doador das células-tronco e o receptor das células criadas em laboratório eram a mesma pessoa.

Com isso, em tese, não haveria o risco de se utilizar produto contaminado em transfusões e nem seria necessário alimentar bancos de sangue com antecedência às intervenções cirúrgicas, por exemplo.

"Produzir uma cultura de glóbulos vermelhos é promissor, já que outras tentativas de se criar fontes alternativas [de sangue] não foram bem-sucedidas", comentou o autor principal do estudo, Luc Douay, professor de hematologia da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris.

O estudo está na edição de 1º de setembro da revista "Blood".

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 06.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Frustração millennial: por que essa geração mirou no sucesso e acertou no burnout

Expectativas não atendidas, alta carga de trabalho e falta de reconhecimento e oportunidades de crescimento fazem mais de 50% dos millennials se sentirem esgotados.

Saúde Empresarial, por Redação

Doenças mentais preocupam as lideranças

Dados da Organização Mundial de Saúde de 2012 estimam que a depressão, por exemplo, afeta cerca de 350 milhões de pessoas e é a segunda maior causa de perda de produtividade dentro das empresas.

Saúde Empresarial, por Redação

Número de médicos no Brasil cresce 21,3% em uma década

Na última década, o número de médicos cresceu 21,3%, índice superior ao aumento da população no mesmo período, que foi 12,3%. A categoria já soma 371.788 profissionais em atividade e coloca o Brasil como o quinto país em número absoluto de médicos, segundo a pesquisa Demografia Médica no Brasil,

Saúde Empresarial, por Redação

Tratamento médico em excesso custa quase US$ 7 bilhões

Estudo concluiu que, dentro de um universo de quase 1 milhão de atendimentos avaliados, até 56% deles tiveram procedimentos inadequados nesse sentido

Deixe seu Comentário:

=