Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011 às 16:58:41
Veja 7 tendências sobre privacidade das informações em saúde
	Milhões de registros de pacientes no formato digital possibilitarão crimes como acesso não autorizado e roubo de identidade médica.
	
	Especialistas das áreas de privacidade, tecnologia, regulamentação, violação de dados e governança dos Estados Unidos apontaram sete tendências em relação à segurança das informações do setor de saúde para 2011.
	
	De acordo com os experts, a troca de informações em saúde está se consolidando e, em breve, os milhões de registros de pacientes no formato digital possibilitarão crimes como: acesso não autorizado, violação das novas leis do setor e grande exposição ao roubo de identidade médica e financeira.
	
	De acordo com o fundador do Ponemon Institute, Larry Ponemon, milhões de pacientes estão sob o risco de fraudes devido à segurança da informação inadequada.
	
	As previsões para 2011 são:
	
	    * Troca de informações em saúde muitas vezes é refém de organizações inexperientes e com pouco conhecimento em relação aos avanços digitais, o que forçará maior atenção à segurança e privacidade.
	    * Haverá um aumento de multas e medidas de regulamentação pelo Estado e agências reguladoras.
	    * Violação de dados e os custos associados vão aumentar impulsionados pela negligência na segurança das informações.
	    * Os hospitais vão concentrar esforços na gestão de riscos dos dados a fim de aumentar a responsabilidade fiduciária.
	    * Um significativo vazamento de dados é inevitável e trará a atenção nacional para a questão.
	    * Haverá maior consciência do paciente e preocupação com a segurança dos seus dados privados de saúde.
	    * A finalização das regras de notificação de violação de dados elaborada pela Secretaria de Saúde e Serviços Humanos dos EUA pode retirar o termo "dano limiar" - disposição que determina se a notificação é necessária quando ocorre um incidente. Se removido, isso criará um risco de excesso de notificação e dessensibilização de pacientes.
	
	*Com informações da Heathcare IT Nwes
	
	Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 13.01.11


