Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011 às 16:58:41

Veja 7 tendências sobre privacidade das informações em saúde

Milhões de registros de pacientes no formato digital possibilitarão crimes como acesso não autorizado e roubo de identidade médica.

Especialistas das áreas de privacidade, tecnologia, regulamentação, violação de dados e governança dos Estados Unidos apontaram sete tendências em relação à segurança das informações do setor de saúde para 2011.

De acordo com os experts, a troca de informações em saúde está se consolidando e, em breve, os milhões de registros de pacientes no formato digital possibilitarão crimes como: acesso não autorizado, violação das novas leis do setor e grande exposição ao roubo de identidade médica e financeira.

De acordo com o fundador do Ponemon Institute, Larry Ponemon, milhões de pacientes estão sob o risco de fraudes devido à segurança da informação inadequada.

As previsões para 2011 são:

    * Troca de informações em saúde muitas vezes é refém de organizações inexperientes e com pouco conhecimento em relação aos avanços digitais, o que forçará maior atenção à segurança e privacidade.
    * Haverá um aumento de multas e medidas de regulamentação pelo Estado e agências reguladoras.
    * Violação de dados e os custos associados vão aumentar impulsionados pela negligência na segurança das informações.
    * Os hospitais vão concentrar esforços na gestão de riscos dos dados a fim de aumentar a responsabilidade fiduciária.
    * Um significativo vazamento de dados é inevitável e trará a atenção nacional para a questão.
    * Haverá maior consciência do paciente e preocupação com a segurança dos seus dados privados de saúde.
    * A finalização das regras de notificação de violação de dados elaborada pela Secretaria de Saúde e Serviços Humanos dos EUA pode retirar o termo "dano limiar" - disposição que determina se a notificação é necessária quando ocorre um incidente. Se removido, isso criará um risco de excesso de notificação e dessensibilização de pacientes.

*Com informações da Heathcare IT Nwes

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 13.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai aumentar bolsa de residência médica em 24,8%

Anúncio do Ministério da Saúde acontece no momento em que o governo é criticado por seu plano de importar médicos formados no exterior

Saúde Empresarial, por Redação

Maioria da população mundial consome sódio em excesso

Três em cada quatro adultos no mundo consomem cerca do dobro da quantidade diária de sódio recomendada pelos órgãos de saúde. Essa é a conclusão de um estudo apresentado nesta quinta-feira no encontro anual da Associação Americana do Coração, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisa decifra como aspirina pode combater o câncer

A aspirina, além de combater a dor de cabeça, tem outros efeitos benéficos comprovados, como proteger contra problemas cardíacos. Estudos recentes mostraram que ela pode ajudar na prevenção do câncer e no tratamento contra diabetes tipo 2.

Deixe seu Comentário:

=