Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/06/2011 às 17:12:32

Greve atinge pelo menos sete hospitais em Curitiba

A greve dos trabalhadores na saúde de Curitiba e Região tinha contam com uma adesão de cerca de 1.500 profissionais. A paralisação tem afetado o atendimento em pelo menos sete hospitais privados ou filantrópicos. As informações são do Portal Bem Paraná.

A greve foi deflagrada na noite de segunda-feira (06). Nesta quarta-feira, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, funcionários da área de limpeza e administração aderiram à paralisação no Hospital e Maternidade Alto Maracanã, em Colombo e no Cajuru, em Curitiba. Já tinham aderido à greve trabalhadores do Evangélico, Cruz Vermelha, Nossa Senhora das Graças, Pequeno Príncipe e Santa Casa de Curitiba.

No Alto Maracanã estima-se que a paralisação reuniu até 50% dos profissionais no turno da manhã. No Cajuru a adesão foi de cerca de 30%.

Segundo o comando de greve, a acada dia a adesão aumenta. Nesta quinta-feira (09), é esperado a paralisação de funcionários da Santa Casa de Colombo. Além destes hospitais, várias clínicas também estariam vendo seus funcionários parando.

A categoria reivindica reajuste de 28% nos pisos, INPC mais aumento real de 10% sobre os salários, auxílio alimentação de R$ 250,00, auxílio odontológico e seguro de vida, adicional de insalubridade com base de cálculo de R$ 737,00. Os patrões oferecem 6,5% de reajuste para os funcionários não vinculados a piso salarial, aumento entre 8,5% e 11,2% nos pisos até janeiro de 2012 e de aumentar em 30% o valor do vale-alimentação.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (Sindesc), os trabalhadores não abandonaram os postos de trabalho nos serviços considerados de risco ou essenciais. Nos setores de cirurgia e de UTIs, pelo menos 50% dos trabalhadores permanecem nos seus postos.

O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), divulgou nota considerando a greve dos funcionários dos hospitais de Curitiba abusiva, e que o pedido de reajuste de 28% está fora da realidade.

Fonte: www.saudeweb.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Esgotamento mental não é frescura; saiba como combater o problema

Às vezes o cansaço mental é tanto que é sentido fisicamente, com dores pelo corpo, dores de cabeça e até mesmo problemas gastrointestinais como gastrites e úlceras

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas

Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação,

Saúde Empresarial, por Redação

Incidência de doenças aumenta durante o carnaval

Na época do carnaval, a população deve se prevenir. Algumas doenças são mais facilmente transmissíveis durante as festividades, devido às multidões e o contato com grandes números de pessoas.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa decide retirada de emagrecedores do mercado nesta terça

A decisão sobre a proibição da venda de medicamentos emagrecedores no país deve sair nesta terça-feira (4) durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro começa às 8h30 na sede do órgão.

Deixe seu Comentário:

=