Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/01/2011 às 12:40:24

Veja a lista dos secretários da nova gestão da Saúde

por Saúde Business Web
12/01/2011

Conheça a trajetória de todos os profissionais que integram as secretarias do setor

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (12) a lista completa dos secretários de saúde da nova gestão. "Equipe trabalhará de forma integrada por objetivos como a garantia do acolhimento de qualidade em tempo adequado às necessidades da população", afirmou o órgão em comunicado.

SECRETARIA EXECUTIVA (SE)
Secretária: Márcia Amaral
Graduada pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), Márcia Amaral é especialista em Saúde Pública pela USP e mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp, onde cursa Doutorado na mesma área. Coordenou e participou na Unicamp e em outras instituições de cursos na área de saúde pública e hospitalar.

Médica sanitarista e servidora de carreira da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Márcia Amaral foi do quadro da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entre 1980 e 1992. Em Campinas, desempenhou funções de direção no âmbito do SUS, como diretora regional de Saúde de Campinas, entre 1997 e 1998, durante a gestão do então governador Mário Covas.

Foi diretora de Programa da Secretaria Executiva e do Gabinete do Ministro no Ministério da Saúde (2003-2005) e consultora na área de Gestão Pública da Saúde para os ministérios da Saúde e do Planejamento, para a Universidade Federal de São Carlos, para a Hemobras e para a Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro em 2007, no governo Sérgio Cabral.


SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE (SAS)
Secretário: Helvécio Magalhães
Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se especializou em Epidemiologia e em Clínica Médica, Helvécio Miranda Magalhães Júnior é doutor em Planejamento de Saúde pela Unicamp.

À frente da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, entre 2003 e 2008, Helvécio Miranda foi diretor financeiro, vice-presidente e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Desde 2000 é consultor da Agência Nacional de Saúde Suplementar.


SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS (SCTIE)
Secretário: Carlos Gadelha
É doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Mestre em Ciência Econômica pela Unicamp.

Durante os mais de 20 anos como servidor da Fiocruz, ocupou cargos como o de vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, onde desenvolveu estudos sobre o complexo industrial da saúde, que resultaram na política nacional em curso de desenvolvimento das potencialidades da indústria de saúde no Brasil.

Coordenou o Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz e exerceu o cargo de Secretário Nacional do Programa de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional de 2003 a 2006.


SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (SVS)
Secretário: Jarbas Barbosa
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Jarbas Barbosa da Silva Júnior é especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp.

Entre 1997 e 2003, foi diretor do CENEPI (Centro Nacional de Epidemiologia) da Funasa, órgão que antecedeu a Secretaria de Vigilância em Saúde. Com a criação da SVS, em 2003, Jarbas Barbosa tornou-se secretário da área. Em 2006, ainda no Ministério da Saúde, assumiu a Secretaria Executiva.

Jarbas Barbosa já gerenciou a área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde(OPAS/OMS), em Washington, entre 2007 e 2010. Nos anos 90, em Pernambuco, foi Secretário Estadual de Saúde e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Olinda.


SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA (SGEP)
Secretário: Odorico Monteiro
Médico com especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Odorico Monteiro é pós-doutor em Saúde pela Universidade de Montreal e professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde leciona para alunos da pós-graduação.

Entre 2005 e 2008, foi secretário municipal de Saúde da prefeitura de Fortaleza. Ao longo dos anos 90, foi secretário de Saúde dos municípios cearenses de Icapuí, Quixadá e Sobral.

Odorico Monteiro presidiu, de 2003 a 2005, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).


SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE (SGTES)
Secretário: Milton Arruda
Milton de Arruda Martins é professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), instituição onde se graduou e obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente em patologia, além de ter pós-doutorado na Harvard Medical School. Na universidade, é presidente das comissões de coordenação e graduação da Faculdade de Medicina e coordenador do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica.

No Hospital das Clínicas, foi diretor das divisões de Clínica Médica, Clínica Geral e Propedêutica e chefe do Laboratório de Terapêutica Experimental. Entre 2004 e 2008, foi presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).

Autor e organizador de oito livros na área da saúde, Milton Martins foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2010, na categoria Ciências Naturais e da Saúde, pelo livro "Clínica Médica".


SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA (SESAI)
Secretário: Antônio Alves
Médico graduado pela UnB (Universidade de Brasília) e especialista em Cirurgia Geral e em Medicina do Trabalho, Antônio Alves de Souza é servidor de carreira do Ministério do Trabalho desde 1977, onde foi Secretário de Segurança e Medicina do Trabalho.

Desde outubro de 2010 está no comando da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Coordenou o grupo de estudos que viabilizou a estruturação da nova secretaria e participou do processo de transição das atribuições da saúde indígena da Funasa para o Ministério da Saúde.

No Ministério, exerceu os seguintes cargos durante as gestões dos ministros Humberto Costa, Saraiva Felipe, Agenor Álvares e José Gomes Temporão: secretário de Gestão Participativa; chefe de gabinete e secretário executivo.


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Telefonemas e programas na web ajudam a deixar o cigarro, diz pesquisa

Você está tentando parar de fumar, como parte de suas resoluções de ano novo? Aconselhamento personalizado pelo telefone, acompanhado por orientação via Web, pode ajudar, de acordo com um estudo.

Deixe seu Comentário:

=