Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/08/2012 às 14:08:53

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação

Governo anuncia introdução de duas novas vacinas no calendário. O dia de mobilização nacional ocorre no próximo sábado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta terça-feira (14), a campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012. O dia de mobilização nacional, chamado dia " D" , ocorre no próximo sábado (18). Padilha também anuncia a introdução de duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação.

Assim, houve a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Outra novidade para 2012 será a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

A Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) já foi introduzida no calendário básico. As campanhas anuais contra poliomielite também serão modificadas a partir de 2012. A primeira etapa - ocorreu em 16 de junho - continuando como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberam uma dose de VOP, independente de terem sido vacinadas anteriormente. Na segunda etapa - que ocorrerá neste mês agosto - todas as crianças menores de cinco anos deverão comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso. Essa segunda etapa será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros.

Para tanto, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação: BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite) VOP (Vacina oral poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP (Tríplice Bacteriana).

A Campanha de Multivacinação é uma ação conjunta entre União, secretarias de saúde municipais (SMS) e estaduais (SES) e faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Fonte: www.isaude.net


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério libera R$ 54,8 milhões para hospitais universitários federais

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 54,8 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais.

Saúde Empresarial, por Redação

Icesp passa a utilizar robô para cirurgias

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) começa a realizar cirurgias oncológicas com um robô até o final deste ano. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Por que pancadas na cabeça geram reações tão diferentes?

Pessoas sofrem pancadas graves na cabeça o tempo todo, o que pode ocorrer em esportes como o boxe e o futebol, mas acontece principalmente em acidentes de automóvel.

Saúde Empresarial, por Redação

PMO, a força para a Saúde crescer de forma sustentável

O crescimento do setor de Saúde no Brasil, facilmente observado pela expansão do número de usuários, pela maior presença e volume de operações dos grupos competidores nos diversos segmentos e pelo acréscimo dos investimentos públicos -

Deixe seu Comentário:

=