Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/04/2013 às 15:46:39
Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.
"Mais para o meio do ano vai estar mais claro se inflação vai estar entre 5,5% e 6% ou 5,5% e 5%. Nós trabalhamos para que ela fique entre 5,5% e 5%", disse, após participar de cerimônia do início das negociações das ações da BB Seguridade, nesta segunda-feira.
A meta de inflação do governo é de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O indicador, em 12 meses, estourou o teto chegando a 6,59% em março.
Segundo o secretário-executivo, ainda no segundo trimestre deste ano, com a entrada da safra agrícola recorde e sem a ocorrência de fatores climáticos, o cenário para a inflação irá ficar mais favorável.
Nesta segunda, o relatório Focus mostrou que os analistas consultados elevaram ligeiramente a projeção para o IPCA em 2013 a 5,71%, ante 5,70% na semana anterior. Para 2014, a projeção de inflação foi mantida em 5,71%.
Superávit primário
Questionado sobre um possível abatimento no superávit primário, Barbosa afirmou que o valor do desconto será divulgado com a publicação do decreto de programação orçamentária.
"A meta de superávit primário está em 3,1% (do PIB), com possibilidade de abatimento de R$ 65 bilhões", afirmou, lembrando o valor legal que consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. "Quanto vai ser o abatimento (será divulgado) no decreto de programação orçamentária, que deve ocorrer nas próximas semanas", emendou o secretário-executivo.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Nove em cada dez brasileiros acham que escola integral é necessária
Uma pesquisa nacional feita pelo Datafolha revelou que nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças.
Economia tem previsão de alta de 4,5% no Orçamento de 2013
Com três meses de atraso, o Orçamento de 2013 foi aprovado no Congresso Nacional na noite dessa terça-feira. Entre os reajustes do novo plano orçamentário estão aumento de 5% a servidores dos três poderes, previsão de crescimento de 4,5% da economia e receitas de R$ 2,276 trilhões.
Inflação pelo IGP-10 acelera para 1,59% em agosto, diz FGV
O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 1,59% em agosto, após alta de 0,96% em julho, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses até agosto, a inflação pelo IGP-10 ficou em 7,50%.
Com festa do Ano Novo chinês, bolsas da Ásia têm ganhos limitados
As bolsas de valores asiáticas fecharam mistas nesta terça-feira, com os ganhos iniciais reduzidos depois que as negociações para reestruturação da dívida da Grécia sofreram outro grande revés, levantando a possibilidade de calote.
Inflação em São Paulo fecha o ano em alta de 5,81%, aponta Fipe
Os preços ao consumidor na cidade de São Paulo subiram 0,61% em dezembro, ante alta de 0,60% em novembro, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e divulgado nesta quarta-feira (4).


