Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/04/2012 às 10:42:16

Mercado aumenta estimativa para PIB de 2012

Instituições consultadas pelo BC elevaram a expectativa para o PIB brasileiro em 2012.

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, para 3,21%, ante 3,20% na pesquisa anterior, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (23/4).

Para 2013, a perspectiva foi rebaixada para uma expansão de 4,25%, contra 4,30%, anteriormente.

Inflação

As instituições consultadas pelo Banco central (BC) mantiveram a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, situando-o em 5,08%. Para 2013, o prognóstico também foi mantido em 5,50%.

Quanto ao Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2012, a previsão subiu de 4,89% para 5,05%. Para o próximo ano, a projeção segue apontando para 4,90%.

Já para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), as estimativas avançaram para 4,91%, ante 4,84% nas projeções anteriores. Em 2013, a inflação deve chegar 4,95%, aponta a projeção das instituições.

Câmbio

Segundo o boletim Focus, a projeção para a taxa de câmbio foi mantida em R$ 1,80 ao fim deste ano. Para 2013, a projeção para o câmbio permaneceu estável pela quinta semana consecutiva em R$ 1,80.

Selic

Os economistas consultados deixaram inalterada a projeção para a taxa básica de juros (Selic) ao final do ano.

A estimativa é de que a Selic encerre 2012 a 9% ao ano. E no próximo ano, o prognóstico foi mantido em 10%.

Fonte: brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mais de mil agências da Previdência foram inauguradas em todo o País

A partir do Plano de Expansão da Rede de Atendimento, novas agências foram inauguradas em municípios com mais de 20 mil habitantes

Notícias Gerais, por Redação

Receita diz não ter poder para decidir correção da tabela do IR

A política de correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) depende de uma definição do governo federal e não pode ser mudada livremente pelo Fisco, esclareceu nesta quarta-feira a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.  

Notícias Gerais, por Redação

Copom mantém taxa básica de juros a 7,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira que manterá a taxa básica de juros em 7,25% ao ano, uma decisão esperada pelo mercado.

Notícias Gerais, por Redação

CPMI aprova quebra de sigilo de governadores

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou por unanimidade a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e de mensagens eletrônicas dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Notícias Gerais, por Redação

Governo estuda usar dinheiro do pré-sal para saúde

Recursos dos royalties podem ser devolvidos aos governos dos Estados para financiamento da saúde

Deixe seu Comentário:

=