Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/04/2013 às 14:32:12
Governo: situação externa não é boa, mas balança comercial será positiva
O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, se mostrou confiante nesta terça-feira com o resultado da balança comercial para este ano. A diferença entre exportações e importações brasileiras tem amargado resultados negativos desde o início do ano, até ganhar força nos últimos dias de março e registrar um pequeno superávit (com mais exportações do que importações) de US$ 164 milhões. Normalmente, a balança comercial tem resultados positivos na ordem de bilhões de dólares.
Pimentel afirmou que espera repetir o saldo comercial registrado em 2012, que foi positivo em US$ 19,43 bilhões. Apesar do superávit, foi o pior resultado dos últimos 10 anos.
"Não sabemos se é possível (repetir o resultado de 2012) porque a situação internacional não está boa, a reação das commodities está mais lenta do que esperávamos, mas não tem nada que nos preocupe muito. Vamos conseguir um bom saldo. O que posso dizer é o seguinte: teremos superávit na balança comercial esse ano, com toda certeza, agora quanto? Vamos ver a conjuntura internacional. Março mesmo já tivemos um pequeno superávit e em abril será maior", afirmou o ministro.
O contexto internacional, de agravamento da crise financeira, afeta as exportações brasileiras, já que os outros países têm menos dinheiro para comprar os produtos nacionais. Em contrapartida, aumenta a demanda no mercado interno por produtos importados, que têm custo de produção mais baixo que os brasileiros e competem em condições desiguais.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Falhas e disputa com CRMs atrasam em 1 semana início de médicos do exterior
Governo anuncia que dará semana de 'acolhimento' nas capitais para profissionais formados em outro país, mas estratégia é ganhar tempo para resolver resistências ao programa, sobretudo na concessão de registros provisórios por conselhos
Dilma diz que Brasil manterá estabilidade econômica
presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o Brasil seguirá na trajetória de estabilidade econômica e controle da inflação, com crescimento econômico.
Mais da metade dos idosos não investe o dinheiro que sobra, diz pesquisa
A terceira idade brasileira não está acostumada a investir o dinheiro que sobra da renda no final do mês. Mais de 50% dessas pessoas, afirmam que não investem a parcela que resta do salário.
Pessimismo mundial faz Bovespa fechar em queda de 2,7%
Os mercados financeiros iniciaram a semana de maneira turbulenta. Ainda refletindo as más notícias da semana, e num hiato de números da economia americana (devido ao feriado local), as Bolsas que operaram hoje se mancharam de vermelho.


