Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/05/2012 às 12:47:09

Governo estuda a criação de idade mínima para o INSS

Os trabalhadores do setor privado que contam com o fim do fator previdenciário para conseguir obter uma aposentadoria de valor mais alto podem se frustrar.  Ontem, durante a divulgação do resultado de março das contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, Garibaldi  Alves Filho, disse que o governo não aceita a eliminação pura e simples daquele instrumento. “O governo não é manifestamente contrário ao fim do fator. Mas  só admitimos a discussão se tiver uma alternativa”, ponderou.

Para substituir o fator como fórmula de cálculo do valor das aposentadorias por tempo de contribuição – 35 anos para o homem e 30 anos para a mulher –  Garibaldi confirmou que estão sobre a mesa várias propostas, entre elas a que soma a idade com o tempo de contribuição. “Estamos procurando uma maneira de  ter uma idade mínima, que não existe, para esse tipo de aposentadoria”, admitiu. O fator, segundo o ministro, foi uma tentativa nesse sentido que, ao longo  do tempo, mostrou não ser a melhor alternativa.

A eliminação do fator previdenciário consta de projeto de lei em discussão do Congresso. O mecanismo combina o tempo de contribuição, a idade do trabalhador  e a expectativa de vida numa fórmula que resulta numa redução da aposentadoria dos trabalhadores que se aposentam mais cedo. O objetivo é atenuar o deficit  da Previdência, estimulando os trabalhadores a permanecer mais tempo na ativa. Em março, segundo Garibaldi, o INSS que registrou um déficit de apenas R$ 1,8  bilhão, 65,8% menor do que o registrado em fevereiro.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada não pode fazer discriminação entre segurados do mesmo plano

Não é possível, em plano de previdência privada, a instituição de abono somente para os participantes que já se encontram em gozo do benefício, ao fundamento de que houve superávit. 

Previdência Corporate, por Redação

Previdência de servidor deve sair este mês em SP

O governo paulista espera implementar ainda este mês o primeiro plano de previdência complementar criado para servidores públicos no País, usando o teto do regime geral da Previdência como valor máximo para o pagamento da aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Investidores estrangeiros visitam a previdência social

Um grupo de investidores estrangeiros se reuniu com a equipe da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, no Ministério da Previdência Social.

Previdência Corporate, por Redação

Brasil ganha primeiro site de busca e venda de planos de previdência

A partir de hoje,os brasileiros terão disponível uma ferramenta na hora de pesquisar, comparar e escolher o plano de previdência mais adequado, alinhado às necessidades e a disponibilidade financeira de cada consumidor.

Deixe seu Comentário:

=