Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/03/2011 às 17:38:54

Brasil registra número recorde de doações de órgãos em 2010

O Brasil registrou um número recorde de doações de órgãos em 2010. Segundo dados do ministério da Saúde, foram registrados 1.896 doadores contra 1.658 no ano anterior. O número de doadores efetivos cresceu 14% em apenas um ano.

Com isso, o país atingiu a marca histórica de 9.9 doadores por milhão de pessoas (pmp). A média nacional de doações teve um aumento de 13,8% em relação a 2009, quando o índice era de 8,7 pmp. Nos últimos sete anos, a média de crescimento anual foi de 7%.

Alguns Estados, como São Paulo e Santa Catarina, mantêm índices de doações próximos aos de países altamente desenvolvidos no setor, como Espanha e Canadá, que mantêm médias acima de 20 doadores pmp. Os índices de São Paulo e Santa Catarina são, respectivamente, de 21 pmp e 17 pmp.

O número de transplantes de órgãos sólidos --coração, fígado, pulmão, rim e pâncreas-- cresceu 7% em apenas um ano, seguindo a tendência de crescimento sustentado. No último ano, foram realizados 6.422 transplantes do tipo no Brasil, contra 5.999 em 2009.

Comparadas as quantidades de transplantes de órgãos sólidos realizadas em 2003 e 2010, o crescimento foi de 53,12%. Em 2003, foram realizados 4.194 procedimentos.

Já o total de transplantes, considerando órgãos sólidos, tecidos (córneas) e células (medula), subiu de 20.253 em 2009 para 21.040 no ano passado.

MEDULA

O número de transplantes de medula óssea apresentou um expressivo aumento: de 1.531 cirurgias em 2009 para 1.695 em 2010, um crescimento de 10,7% em um ano e de 74,38% desde 2003, quando foram registrados 972 transplantes.

O Brasil possui dois milhões de doadores cadastrados, sendo o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos EUA (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). Em 2003, o cadastro brasileiro contava com apenas 49,5 mil voluntários.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Butantan prepara testes de vacina contra dengue

O Instituto Butantan espera iniciar em um mês em São Paulo os testes em voluntários para o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra o vírus da dengue. A expectativa é de que até 2015 o medicamento seja colocado à venda no País.

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta concede isenção do IR a proventos de médicos do SUS

De autoria do deputado André Moura (PSC-SE), o Projeto de Lei 2794/11 isenta do imposto de renda os proventos recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS) por médicos. Pelo projeto, são isentos tanto pagamentos na forma de honorário como de salário.

Deixe seu Comentário:

=