Publicado por Redação em Dental - 12/01/2012 às 15:55:15

Férias exigem atenção com saúde bucal

Pais devem ter cuidado redobrado com as crianças nesse período em que há maior abuso de doces

No período de férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina, esquecendo de atividades simples como a escovação. Por esse motivo os pais devem redobrar a atenção com o cuidado bucal de seus filhos nessa época, também marcada pelo alto consumo de açúcar.

A saúde bucal dos pequenos tem um cenário alarmante: segundo o Ministério da Saúde, em 2010, 56% das crianças de 12 anos apresentavam pelo menos um dente com cárie. Entre os pequenos na faixa dos cinco anos, o índice chegou a 60%, com um agravante, 80% não tratavam os dentes de leite.

Segundo André Tozi, dentista da Odontoclinic “é fundamental que os pais cuidem bem tanto dos dentes de leite como dos permanentes”.

O especialista alerta que férias é um período no qual os pais devem prestar mais atenção na escovação, principalmente após o consumo de alimentos pegajosos. “A atenção deve ser redobrada, pois é nesta época em que as crianças mudam a rotina diária e consomem açúcares em maior quantidade, em horários desordenados, o que dificulta o controle dos pais”, alerta Tozi.

“A criança deve aprender a importância de cuidar dos dentes e da higiene da boca desde cedo, pois ela precisa ser estimulada e gostar de cuidar dos dentes. Os pais devem comprar uma escova infantil para motivá-la, que deve ter a cabeça pequena, cantos arredondados e laterais emborrachadas para proteger a gengiva. As cerdas devem ser macias, de pontas arredondadas e tufos frontais mais altos para higienizar os dentes mais distantes”, explica Tozi.  Para finalizar o dentista ressalta que toda escovação infantil deve ser supervisionada por um adulto.

Escovação

Veja algumas dicas de escovação, segundo Rogério Tozi:

Até os Dois anos

- Use uma gaze ou uma fralda úmida para limpar as gengivas, mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes. Quando estes começarem a nascer, faça da seguinte forma:

 - Fique atrás da criança, com uma das mãos, afaste os lábios e bochechas da criança. Com a outra mão escove o lado de fora e de dentro dos dentes em movimentos circulares;

- Escove a parte de cima dos dentes com movimentos de "vai-vem";

- Escove também a língua e inicie o uso do fio dental.
 
Sete aos Doze anos

Crianças de sete anos já devem escovar seus próprios dentes da seguinte forma:

- A criança deve manter a boca fechada e escovar os dentes em movimentos circulares do lado de fora;

- Com a boca aberta deve repetir o mesmo movimento no lado de dentro;

- Escove a parte mastigatória dos dentes com movimentos de "vai-vem";

- Escove a língua e use o fio dental. Os pais devem supervisionar a escovação e visitar o dentista regularmente para evitar problemas odontológicos sérios.

- Não deixe que a criança use mais pasta de dente do que o recomendado (tamanho de uma ervilha).

Fonte:www.band.com.br|12.01.12


Posts relacionados

Dental, por Redação

Festa junina e férias; prato cheio para cáries

Depois de enfrentar finais de semana de festa junina, chegam as férias. E os que gostam demais dos quitutes juninos, estendem a comemoração pelo mês de julho com as festas julinas.

Dental, por Redação

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Dentição sadia começa na infância

Acompanhar a escovação dos dentes das crianças menores de 5 anos deve estar entre as tarefas diárias dos pais e demais cuidadores. O alerta é da coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, cirurgiã dentista Ana Cristina Allegretti.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes,

Deixe seu Comentário:

=